Alagoas
Curso profissionalizante estimula o empreendedorismo entre adolescentes do sistema socioeducativo
Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Feminina (UIF) concluíram, nesta sexta-feira (18), o Curso de Iniciação Profissional em Salgados e Doces do SENAI Alagoas. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e visa promover o empreendedorismo feminino e a reinserção social e produtiva das adolescentes em conflito com a lei.
De acordo com o instrutor do SENAI, Veríssimo Tadeu, o curso contemplou diferentes técnicas para a fabricação de doces e salgados, tradicionais e finos. As participantes também desenvolveram competências para ingressar no mercado de trabalho formal, com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos, ou montar o próprio negócio como microempreendedoras, mesmo aquelas que nunca tiveram contato com a área de alimentos.
“O curso também contemplou as boas práticas para a fabricação de maneira segura, planejamento de produção, função dos ingredientes e muito mais. Além dos conhecimentos específicos, elas aprenderam sobre o mercado de trabalho e poderão iniciar as atividades logo após concluir a medida. Dessa forma, proporcionamos uma nova perspectiva de vida, possibilitando melhoria financeira e bem-estar para essas adolescentes e suas famílias”, explicou o professor.
Uma das alunas, de 20 anos, comentou a satisfação em participar do curso. “Na minha jornada sempre tive a curiosidade de aprender sobre a produção de doces e salgados. Foi uma rotina maravilhosa, todas as meninas amaram participar das aulas e aprendemos bastante sobre a fabricação desses alimentos. O aprendizado foi além da comida, trouxe muitas lições que vamos levar para a vida. Agradeço de coração por essa oportunidade”, afirmou a socioeducanda.
A supervisora da UIF, Silvia Medeiros, ressaltou a importância da qualificação profissional para a reinserção social das adolescentes. “A capacitação profissional é um instrumento valioso para estimular nas socioeducandas novas perspectivas de vida e prepará-las para o mercado de trabalho. Já oferecemos vários cursos aqui na unidade, mas esta é primeira vez em parceria com o SENAI. Com isso, estamos contribuindo para a reintegração das nossas adolescentes”, afirmou Silvia Medeiros.
Inclusão Social
Para o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Daniel Alcântara, a iniciativa é uma resposta direta às necessidades de inclusão social e laboral dos socioeducandos, oportunizando uma segunda chance para a construção de um futuro mais promissor.
“Enquanto gestão estadual, estamos comprometidos em fornecer aos adolescentes em conflito com a lei todas as ferramentas necessárias para que eles possam ser reinseridos na sociedade de maneira digna e produtiva. Os cursos profissionalizantes são uma oportunidade para que eles demonstrem seu potencial e possam mudar suas trajetórias”, afirmou Daniel Alcântara.
Mais lidas
-
1CAPOTAMENTO DE ÔNIBUS
Tragédia na Serra da Barriga: Número de mortos chega a 18 após falecimento de criança no HGE
-
2FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
3STF
Mídia: ministros do STF indicados por Bolsonaro podem ficar fora de julgamento sobre plano de golpe
-
4CHÁCARAS DE LUXO
Justiça determina a reintegração de áreas da Usina Utinga Leão invadidas desde 2009
-
5SEGURANÇA
IML de Maceió divulga relação de vítimas de acidente em União dos Palmares