Artigos

Será o Brasil a nova super economia ou ainda é cedo?

16/10/2024
Será o Brasil a nova super economia ou ainda é cedo?
Analogia entre crescimento da economia e agricultura

O Brasil está no radar do mundo para diversas indústrias, começando pela agricultura. Será este o primeiro passo para um super país?

O Brasil Está a Tornar-se Numa Super Economia?

Certamente há algumas tendências interessantes em desenvolvimento no Brasil. O país atualmente é uma potência agrícola e de “commodities” no mundo e fornece produtos alimentícios, como soja, café e açúcar, para vários países.

E o que temos visto nos últimos anos é que o aumento da inflação tem levado ao aumento dos preços e a demanda tem sido bastante firme. Portanto, o Brasil, como economia, está se beneficiando da exportação desses produtos para todo o mundo.

Qual É o Impacto da Inflação?

Agora, como a inflação subiu, aumentaram as taxas de juros de forma bastante agressiva para se protegerem contra pressões inflacionárias. E como a inflação começou a cair, estamos começando a ver essas taxas de juros caindo. Portanto, é bastante favorável ao crescimento da economia. E, para os acionistas, vemos rendimentos de dividendos muito atraentes, avaliações deprimidas, o que sugere que este é um ótimo ponto de entrada. E existem esses impulsionadores de crescimento de longo prazo que provavelmente serão bastante positivos para os acionistas.

Qual É o Impacto da Agricultura no PIB?

A agricultura e a demanda global por alimentos, principalmente da China, está impulsionando a agricultura no Brasil, que agora representa cerca de 25% do PIB brasileiro. No entanto, com o agronegócio em alta, ele não parece aparecer muito em seu fundo.

O que temos no fundo são empresas que realmente se beneficiam desse aumento da demanda da agricultura. E a disciplina que seguimos tem a ver, em última análise, com a tentativa de identificar tendências fundamentais nas empresas.

Então, onde podemos ver crescimento? E onde essas boas notícias não estão refletidas no preço das ações hoje? Então, existe uma oportunidade para um investidor participar do bom desempenho das ações? As oportunidades estão no setor financeiro, em outros setores de commodities, como energia, por exemplo, e alguns dos produtores de metais, e também no setor de seguros.

Portanto, o capital está alocado nessas áreas. Mas algumas dessas empresas realmente se beneficiam desse quadro otimista que está se desenvolvendo no lado econômico das coisas.

Existem Mais Indústrias em Crescimento no Brasil?

A indústria de iGaming teve um “boom” gigante no Brasil durante os últimos anos, atuando sem regulação, o que assusta alguns jogadores por não ser assegurada a devida segurança.

No entanto, a partir de 2025 o paradigma vai mudar e o país está preparado para regular as apostas online e as slots com dinheiro real no Brasil, através da emissão de licenças para operadores, tendo estes também de ter uma sede em território brasileiro. Sem qualquer dúvida que esta ação vai gerar milhões de reais por ano à economia brasileira.

É um passo extremamente importante tanto para a segurança e proteção dos jogadores como para o governo.

Voltando à Agricultura… Qual a Situação da Petrobras?

Existe algum otimismo com a ação da Petrobras e como essa empresa de energia está se beneficiando do aumento da agricultura no Brasil.

A Petrobras é uma das maiores produtoras de energia do mundo. E, claramente, os estoques de energia enfrentaram desafios na última década, o que levou a muitos subinvestimentos. O que vimos acontecer nos últimos anos ou na última década é que a empresa limpou seu balanço patrimonial. Agora, como os preços do petróleo têm subido devido à demanda bastante robusta e firme de todo o mundo, a empresa está se beneficiando dessa demanda.

E isso está levando a fluxos de caixa que estão aumentando. As ações da empresa estão sendo negociadas com uma avaliação bastante deprimida. Mas acho que o mais importante é que eles estão pagando esse dinheiro gerado aos acionistas. Portanto, a história dos dividendos da Petrobras tem sido excepcional nos últimos anos. E se olharmos para o retorno total que os investidores obtiveram, isso superou o mercado de forma bastante substancial.

É importante considerar a governança das empresas, principalmente nos mercados emergentes. E isso já foi um problema no passado. E, certamente, a Petrobras tem seu próprio histórico de irregularidades. No entanto, olhando para a empresa, podemos ver que a governança está certamente melhorando. Somente nos últimos três anos, a empresa pagou cerca de US$ 75 bilhões em dividendos.