Economia
Ibovespa opera sem tendência definida, com quadro fiscal no foco

O Índice Bovespa segue oscilando sem tendência definida na manhã desta segunda-feira, 14, alternando pequenos sinais de alta e baixa. Enquanto as ações do setor financeiro sustentam sinal positivo, os papéis do segmento de commodities pesam para baixo, principalmente os da Petrobras, que acompanham a queda do petróleo no exterior.
Os da Vale alternam sinais, em dia de alta do minério de ferro, depois que a China anunciou que prepara novas medidas de incentivo à economia, sem mais detalhes.
De acordo com Diego Faust, operador de renda variável da Manchester Investimentos, o movimento de alta das ações de bancos é essencialmente corretivo, depois de quedas recentes.
Ele afirma que permanece no mercado a desconfiança com o delicado quadro fiscal. Embora o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, tenham mostrado nesta segunda-feira discursos austeros no que diz respeito ao fiscal e à política monetária, afirma Faust, o mercado segue na defensiva, com a percepção de maior risco fiscal.
"Na última sexta-feira as taxas de juros futuras atingiram os níveis mais elevados desde abril de 2023 com a deterioração da percepção da situação fiscal, a partir de declarações de Lula. A percepção é de que não haverá melhora no quadro fiscal e que a relação dívida/PIB vai continuar aumentando", afirma o profissional.
Às 11h32, o Ibovespa tinha 129.739,86 pontos, em baixa de 0,19%.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Populares denunciam superfaturamento no Carnaval 2025 e enviam denúncia ao Ministério Público contra prefeita Luísa Duarte
-
2ELEIÇÕES
FMI adia liberação de fundos para o Equador diante de 'incerteza eleitoral existente'
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores Ronaldo Raimundo e Helenildo Neto lideram cobranças por transparência na saúde, educação e finanças na sessão desta quarta-feira (19)
-
4EMPRÉSTIMO
Milei recebe apoio do Congresso para selar novo acordo da Argentina com o FMI
-
5FUTEBOL
Brasil x Colômbia: Dorival Jr. aposta em time ofensivo para o jogo