Alagoas
Seprev apresenta serviços da Rede Acolhe ao Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas
A
Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) participou, nesta
sexta-feira (11), da reunião ordinária do Conselho Estadual de Políticas sobre
Drogas de Alagoas (Coned). Na oportunidade, foram apresentadas as políticas
desenvolvidas pelo Governo de Alagoas no âmbito da prevenção ao uso de álcool e
outras drogas, bem como do tratamento e da reinserção social de pessoas
dependentes dessas substâncias.
O presidente do Coned, Diego Barros, ressaltou a importância de os conselheiros estarem informados sobre os serviços disponíveis. “É fundamental que os membros do conselho conheçam os serviços oferecidos pelo Estado, principalmente no que diz respeito ao tratamento para dependentes químicos. Sabendo sobre eles podemos agir de forma mais eficaz enquanto órgão colegiado, além de orientarmos melhor aqueles que necessitam de ajuda”, afirmou o presidente.
A Rede Acolhe, programa para tratamento de dependentes químicos do Governo de Alagoas, disponibiliza vagas em 26 comunidades terapêuticas acolhedoras que oferecem tratamento gratuito e voluntário para homens e mulheres de 18 a 60 anos de idade. O serviço contempla os 102 municípios alagoanos.
A coordenadora do Centro de Acolhimento de Maceió, Julyanna Gomes, enfatizou a importância do suporte profissional para quem deseja vencer a dependência química de forma definitiva. “O acolhimento é o primeiro passo para quem deseja escrever uma nova história de vida. Ao ingressar no tratamento voluntário, o acolhido passa a ser acompanhado por uma equipe multiprofissional, formada por psicólogos, assistentes sociais e técnicos, que o acompanham até o fim do tratamento, ampliando suas chances de sucesso”, comentou a coordenadora.
Julyanna disse ainda que além do suporte durante o tratamento, a Rede Acolhe realiza o trabalho de acompanhamento após a conclusão do programa. “Os acolhidos continuam sendo assistidos pelos agentes de reinserção social do programa. A Secretaria de Prevenção à Violência também oportuniza a participação dos ex-acolhidos em cursos profissionalizantes, visando sua reintegração produtiva à sociedade”, completou.
Para aqueles que buscam apoio, o atendimento pode ser feito de forma presencial nos Centros de Acolhimento, localizados em Maceió e Arapiraca, ou agendando uma visita das equipes técnicas pelo telefone 0800 280 9390.
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2CHÁCARAS DE LUXO
Justiça determina a reintegração de áreas da Usina Utinga Leão invadidas desde 2009
-
3FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
4APOIO
Hugo Wanderley reage contra suspensão de operação Pipa e pede apoio a Bancada Federal
-
5COMUNICAÇÃO
Jornal Tribuna do Sertão marca presença no Google News Summit, um debate sobre o futuro do jornalismo no Brasil