Internacional

Segundo voo para repatriação de brasileiro no Líbano pousa em Beirute

Aeronave tem feito paradas em Lisboa para reparos técnicos, como abastecimento, e para aguardar autorização de pouso em Beirute

Agência O Globo - 07/10/2024
Segundo voo para repatriação de brasileiro no Líbano pousa em Beirute
Segundo voo para repatriação de brasileiro no Líbano pousa em Beirute - Foto: Reprodução

O segundo voo para repatriação dos brasileiros que estão no Líbano pousou em Beirute na manhã desta segunda-feira. O último voo trouxe 229 pessoas de volta ao Brasil.

A operação para retirar os brasileiros do Líbano usou a experiência recente do Brasil com a operação "Voltando em paz", que trouxe os brasileiros que estavam na Faixa de Gaza em meio à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. A operação resgatou mais de 1.400 brasileiros em nove voos, além de animais de estimação.

A aeronave tem feito paradas em Lisboa para reparos técnicos, como abastecimento, e para aguardar autorização de pouso em Beirute.

Em razão da escalada do conflito, todas as operações precisam ser revistas minutos antes de acontecerem, mesmo aquelas que já estão autorizadas, como foi o caso da operação brasileira na sexta-feira.

O chanceler Mauro Vieira afirmou que o governo também já está estudando rotas alternativas para a retirada e brasileiros. Cerca de 3 mil pessoas pediram ajuda ao Itamaraty para deixar o Líbano.

— Evidentemente já estamos examinando alternativas por outros países. Temos de ver quais são, há um número de bases e outras alternativas que estão sendo tratadas com a embaixada do Líbano e a rede de embaixadas na região.

O comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Damasceno, afirmou que a Força Aérea Brasileira (FAB) tem capacidade de trazer 500 pessoas por semana do Líbano. Ele ressaltou ainda que eventuais desistências serão substituídas para que os lugares sejam aproveitados.

— Temos um número mágico de em torno de 500 pessoas por semana, um fluxo que conseguimos manter — afirmou, completando: — Só pousaram no Líbano quatro países [até agora]. Hoje [quinta-feira] pousariam mais dois. Seríamos o sétimo país a pousar lá. A expectativa é de 500 pessoas por semana, é o que conseguimos segurar bem.

O avião que está sendo usado para o resgate de brasileiros é um modelo KC-30 da Força Aérea Brasileira, aeronave de grande porte, com três corredores e capacidade para mais de 200 pessoas.

Além de pilotos, militares da área de saúde (médico, enfermeiro, psicólogo) fizeram parte da tripulação para prestar o apoio necessário durante a missão. A operação foi batizada pela Aeronáutica de “Raízes de Cedro”.