Geral
Saiba o que é envelhecimento prematuro, doença que matou Sammy Basso, portador mais velho do mundo aos 28 anos
Síndrome genética é extremamente rara, com expectativa de vida dos portadores de cerca de 13 anos
O italiano Sammy Basso que sofria com , a doença do envelhecimento prematuro, morreu aos 28 anos neste domingo. Ele foi a pessoa mais velha do mundo com essa doença, cuja expectativa de vida ao nascer é de cerca de 13 anos.
Entenda:
Lo-fi e 'ficção de cura' ajudam mesmo a relaxar?
A Progéria é uma doença genética muito rara, causada por uma mutação no DNA. Ela afeta uma pessoa em cada 8 milhões. Basso fundou a Associação Italiana de Progéria Sammy Basso APS Onlus, que promove estudos e conscientização sobre a doença.
A maioria dos bebês afetados pela doença nascem aparentemente saudáveis, segundo a organização. Os sinais, no entanto, começam a aparecer ao longo do primeiro ano. A síndrome leva o apelido pelos efeitos que causa no corpo dos portadores, que se assemelham ao envelhecimento fisiológico natural — mas que aparecem na infância.
"Na verdade, as pessoas afetadas pela progéria, além de terem uma aparência física peculiar, enfrentam diversos sintomas como problemas de osteoporose , osteólise e artrite ; defeitos nas cápsulas articulares (resultando em luxações frequentes do ombro e do quadril); lipodistrofia generalizada ; atraso no crescimento e desenvolvimento ; anomalias cutâneas ; alopecia e principalmente problemas do coração e dos vasos sanguíneos como oclusões dos vasos principais , estenose das válvulas cardíacas , acidente vascular cerebral , infarto e outros", informa a associação.
Atualmente existem apenas 130 casos de progéria reconhecidos no mundo, 4 deles são na Itália, país natal de Basso. Segundo a associação, o número é subestimado, aproximando-se mais de 350 casos.
As complicações da progéria estão associadas principalmete ao coração e aos vasos sanguíneos, o que causa a morte prematura da maioria dos portadores, que em média vivem 13,5 anos. Os problemas incluem oclusão de vasos, ataques cardíacos, arteriosclerose, entre outros.
Basso faleceu na noite de sábado, após passar mal enquanto jantava com amigos em um restaurante, segundo os meios de comunicação.
Nascido em 1º de dezembro de 1995, no norte da Itália, Basso estudou na Universidade de Pádua e, em 2021, se especializou em biologia molecular com uma tese que buscava esclarecer a relação entre inflamação e progéria, de acordo com o jornal La Repubblica.
Basso era ativo nas redes sociais e contava com mais de 70.000 seguidores no Instagram.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA ELEITORAL
TRE-SE cassa mandatos do Partido Liberal por fraude na cota de gênero
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3MANIFESTAÇÃO PÚBLICA
Sindicato dos Jornalistas de Alagoas repudia ataques contra a jornalista Géssika Costa
-
4JUSTIÇA
Concurso dos cartórios de Alagoas: resultado e nomeação dos tabeliães
-
5
O mapa-múndi