Política

Em disputa acirrada, Nunes e Boulos se enfrentam no 2º turno em São Paulo

Pablo Marçal ficou em terceiro

Agência O Globo - 07/10/2024
Em disputa acirrada, Nunes e Boulos se enfrentam no 2º turno em São Paulo
Em disputa acirrada, Nunes e Boulos se enfrentam no 2º turno em São Paulo - Foto: Reprodução/internet

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) vai disputar o segundo turno das eleições de São Paulo contra o candidato Guilherme Boulos (PSOL). Com 99,52% das urnas apuradas, Boulos alcançou 29,06% dos votos enquanto Nunes obteve 29,49%.

Reeleito, Eduardo Paes mostra festa em casa e brinca com narração de Galvão Bueno: 'É tetra'

Mãe de ex-BBB Matteus recebe menos de 200 votos e não se elege em Alegrete

Em terceiro lugar ficou Pablo Marçal (PRTB), com 28,14% dos votos. Na sequência, Tabata Amaral (PSB) tem 9,92% e José Luiz Datena (PSDB), 1,84% até o momento. O resultado se consolidou por volta das 21h deste domingo (6).

Apuração eleições 2024: prefeito de Itaguaí é o mais votado, mas resultado pode ser revertido pela Justiça; entenda

Apuração eleições 2024: Veja resultado em Maricá no primeiro turno

Nas pesquisas de intenção de voto, a disputa paulistana se desenhava como a mais acirrada desde a redemocratização, com Boulos, Marçal e Nunes aparecendo com empate triplo.

As dificuldades de Nunes: bolsonaristas e evangélicos

Durante a campanha, Ricardo Nunes contou com o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que esteve ao lado do emedebista em diversos compromissos públicos. Uma dificuldade do atual prefeito foi convencer os eleitores bolsonaristas e evangélicos. O Datafolha mostrou um empate técnico entre Nunes e Marçal no segmento evangélico dias antes da eleição, mesmo com o número considerável de compromissos religiosos do emedebista. Entre os bolsonaristas, Marçal assumiu ampla liderança, apesar do apoio formal do ex-presidente a Nunes.

Entre 16 de agosto, início oficial da corrida eleitoral, até 1º de outubro, o prefeito esteve em 15 compromissos religiosos, se reunindo com lideranças da Igreja Adventista, comparecendo a cultos da Assembleia de Deus e da Igreja Mundial e a missas católicas.

Boulos colou imagem com a de Lula

Em busca do eleitorado de Lula (PT), Boulos colou na imagem do presidente no dia anterior ao pleito, com uma caminhada pela Avenida Paulista. Lula também apareceu em diversas propagandas na televisão ao lado de Boulos e, em uma live na véspera do primeiro turno, orientou os militantes do PT a pedirem o "voto no 50 ".

O deputado disputou as intenções de voto entre os mais pobres com Nunes. A três dias do primeiro turno ele e o prefeito estavam empatados no segmento, segundo o Datafolha. Tanto Boulos quanto Nunes, ao longo da campanha, marcaram diversas caminhadas por bairros do Centro de São Paulo em busca do eleitorado mais humilde. O candidato do PSOL foi quem acumulou o maior número de compromissos na periferia da cidade.