Política

TRE-RJ faz 246 substituições de urnas eletrônicas e prevê divulgação de resultado das eleições até 22h

Desde que a votação foi aberta, às 8h, a urna da seção 334 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no quinto andar, precisou ser trocada duas vezes

Agência O Globo - 06/10/2024
TRE-RJ faz 246 substituições de urnas eletrônicas e prevê divulgação de resultado das eleições até 22h

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) fez 246 substituições de urnas eletrônicas que apresentaram defeito na manhã deste domingo (6) de eleições. Das urnas substituídas, 121 foram na capital, gerando filas extensas nas seções de votação. A expectativa é que por volta das 22h já seja possível saber o resultado do pleito da maioria das cidades fluminenses. Há a possibilidade, no entanto, de praticamente todos os votos serem contabilizados até 21h, como ocorrido nas eleições gerais de 2022, quando havia mais candidatos a serem votados.

Eleições no Rio:

Eleições 2024:

De acordo com o TRE, até 13h30 foram 121 substituições na capital, 18 em Duque de Caxias, 12 em Nova Iguaçu, 10 em São João de Meriti, oito em Mesquita, oito em Niterói, sete em São Gonçalo, seis em Barra Mansa e seis em Petrópolis. Os demais municípios tiveram menos de cinco urnas trocadas.

O balanço foi apresentado às 11h30 no Palácio da Democracia. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE Michel Kovacs, esse número de urnas substituídas representa 0,4% do total do Estado e, até o momento, está proporcionalmente menor do que nas eleições de 2022.

Eleições:

— Lembramos que existe um certo atraso na informação porque os cartórios eleitorais não conseguem registrar essa substituição de imediato. São procedimentos que acontecem em toda a eleição, como problemas em baterias, e estamos sempre preparados para fazer essas substituições. Temos nossos procedimentos antes de tentar substituir — explica Kovacs.

Sobre os transtornos para os eleitores com as substituições de urnas que enfrentam extensas filas para votar, Kovacs não acredita que as trocas de equipamentos vão atrasar o encerramento da votação:

— A gente demora alguns minutos para fazer as trocas. Cerca de 20 minutos, 30, 40, e isso em tecnologia é muito mais crítico no começo do dia, quando ocorrem mais problemas. Em alguns casos ocorrem filas, mas como a eleição municipal é mais rápida, com apenas dois candidatos, não devemos ter atrasos.

Resultado das eleições gerais saíram mais cedo

A expectativa de horário para a divulgação dos resultados se baseia nas duas últimas eleições.

—Temos uma previsão baseada com os dados das eleições passadas aqui do Rio de Janeiro, de 2020 e 2022. A totalização só termina quando a gente coleta os dados de todas as unidades. A gente tem que ficar aqui até fechar tudo. Mas, para efeitos de resultados que eu tenho aqui, da eleição de 2022, por exemplo, que foi uma eleição geral, até às 21h a gente já tinha totalizado, recebido totalizado aproximadamente 95% dos votos. E até as 22h foram quase 99%. Nas eleições de 2020, que também foram municipais, até as 21h a gente tinha aproximadamente 67%, e até às 22h. Acredito que às 22h será possível anunciar muitas vitórias — conclui.

Urna é trocada duas vezes na Uerj

Desde que a votação foi aberta, às 8h, a urna da seção 334 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no quinto andar, precisou ser trocada duas vezes pelo TRE-RJ após apresentar falhas e passou por cinco reinicializações, de acordo com uma fiscal do órgão. Em consequência do problema, longas filas se formaram no local e eleitores precisaram ficar mais de uma hora aguardando. Foi só por volta das 12h30 que a fila voltou a andar, e de forma lenta.

— Cheguei aqui por volta das 10h e estou aguardando na fila há uma hora e meia. E ninguém veio explicar o que aconteceu — diz o assistente administrativo Vitor Amadeu, de 47 anos.

Irmã de Vitor, a médica Jéssica Ramos, de 34 anos, conta que viu eleitores desistindo de votar por conta da demora.

Viu?

— Eu já vi mais de cinco pessoas saindo da fila e dizendo que iriam justificar o voto, porque não poderiam esperar. A minha seção é a 325, e votei bem rápido, em no máximo 20 minutos — relata.

Simone Cansada, de 53, que também vota no quinto andar da UERJ, mas em outra seção, acompanhou o drama dos eleitores da 334.

— Minha seção não tinha fila, e o voto foi bem ágil. Porém, na sessão da frente, a máquina quebrou e as pessoas estavam na fila desde cedo, e agora, por volta das 12h30, que o TRE concluiu a troca das máquinas. Vi muita gente reclamando — conta.