Geral

Café ou chá? Qual reduz e qual eleva risco de ataque cardíaco?

Pesquisadores descobriram que beber quatro ou mais xícaras de café por dia tinha efeito sobre infartos e derrames

Agência O Globo - 06/10/2024
Café ou chá? Qual reduz e qual eleva  risco de ataque cardíaco?
Foto: Reprodução / Agência Brasil

O que é melhor para sua saúde, um café ou um chá? Ambos oferecem uma série de benefícios, incluindo aumento de energia, redução da inflamação e redução do risco de doenças cardíacas. Mas quando se trata do risco de ataque cardíaco ou derrame, um é bom e o outro ruim.

Um estudo com cerca de 27 mil pessoas de 32 países descobriu que beber mais de quatro xícaras de café por dia aumenta o risco de derrame em quase 40%. Enquanto isso, a mesma quantidade de chá reduziu o risco em quase um quinto.

Em média, os pacientes foram recrutados cerca de dois dias e meio após sofrer um derrame. A idade média dos participantes era 61 anos.. A maioria dos pacientes também estava acima do peso, um fator de risco para derrame.

Os participantes preencheram questionários sobre seu histórico médico, dieta, atividade física e outros fatores de risco para derrame, como tabagismo e pressão alta. Eles também foram questionados sobre quantas xícaras por dia bebiam de café, chá verde, chá preto e outros tipos de chá.

Um em cada cinco participantes não bebia nenhuma bebida, enquanto quase metade ficava apenas com chá. Cerca de 15% bebiam café, enquanto um em cada cinco consumia ambos.

Os pesquisadores descobriram que beber quatro ou mais xícaras de café por dia aumentava o risco de derrame em 37%. No entanto, beber a mesma quantidade de qualquer tipo de chá reduzia o risco em 19%.

Os chás pretos, que incluem chás Earl Grey e English Breakfast, tiveram o menor risco geral de derrame em 29%, enquanto o chá verde levou a uma redução de 27% no risco.

Não houve ligação entre beber três ou menos xícaras de café e derrame.