Política

Treze milhões de moradores do Estado do Rio podem votar hoje

Com transporte gratuito, eleitores dos 92 municípios irão às urnas a partir das 8h

Agência O Globo - 06/10/2024
Treze milhões de moradores do Estado do Rio podem votar hoje
- Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Chegou o dia de exercer seu direito ao voto. Hoje, a partir das 8h (horário de Brasília), os eleitores de todas as cidades do país vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. No Estado do Rio, 13 milhões de moradores, de 92 municípios, estão aptos para a votação, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).

A locomoção de tanta gente será facilitada, já que o transporte coletivo municipal e intermunicipal será gratuito em todo o estado. A isenção de tarifas abrange ônibus comuns, serviços municipais e intermunicipais, além de trens, metrô, barcas, BRT e VLT. Essa medida também valerá para o dia 27 de outubro, onde houver segundo turno. Informações sobre os itinerários estão disponíveis no site do TRE-RJ.

Sem redução da frota

Em nota, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) informou que a iniciativa não inclui linhas operadas por ônibus rodoviários. Além disso, a oferta do transporte deverá ser compatível com os dias úteis, ficando vedado aos operadores reduzir a frota. A fiscalização dessas exigências ficará a cargo dos órgãos de controle competentes.

Biometria

De acordo com informações do TRE-RJ, ninguém precisa se preocupar se tem ou não biometria cadastrada em bancos de dados do governo. A expectativa é que hoje mais de 1,8 milhão de eleitores do estado sem biometria na Justiça Eleitoral sejam habilitados a votar com identificação das digitais. Essa coleta será possível devido à utilização dos registros biométricos do Detran-RJ, que foram recebidos pelo TRE-RJ, por meio de parceria entre os dois órgãos.

Filas devem ser menores

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação (TI) do TRE-RJ, Michel Kovacs, as chances de ter filas são menores, porque 75,6% das urnas utilizadas serão dos modelos mais modernos, criados a partir de 2020.

— A gente está com alguns modelos de urna mais novos, um parque mais renovado, eles têm a leitura biométrica mais veloz, então, espero que a gente tenha menos fila no fim da votação — ressaltou.

De acordo com informações do TRE-RJ, a expectativa é que até meia-noite toda a apuração esteja concluída.

— A gente está esperando que essa apuração seja rápida e sem intercorrências — completa Kovacs.

Como vai funcionar o transporte

Horário de gratuidade - Metrô, trens, barcas, BRT, VLT, ônibus e vans terão gratuidade das 6h às 20h, conforme determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o decreto n° 49.301.

Esquema do metrô - A concessionária vai antecipar a abertura das estações para as 6h, uma hora antes da abertura dos domingos; e o fechamento será às 23h, como em todo domingo. A Linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil e Botafogo.

Esquema dos trens - Os passageiros devem ir à bilheteria pegar o cartão de gratuitade, que terá 15 minutos de limite para utilização. Todos os validadores estarão desabilitados para aceitar Riocard.

Esquema das barcas - A CCR Barcas informou que irá operar com a grade de dias úteis em todas as linhas, conforme disponível no site barcas.grupoccr.com.br.

PM e Forças Armadas na segurança

Durante a votação de hoje, o estado contará com o reforço das Forças Armadas do governo federal, que irão atuar em 32 municípios, com foco em cerca de 500 locais de votação e vias expressas. O Exército, a Marinha e a Aeronáutica vão atuar em conjunto. Foi alinhada ainda uma parceria entre a Secretaria de Estado de Polícia Civil e a Polícia Federal, para que o órgão estadual receba ocorrências de crimes eleitorais fora da cidade do Rio de Janeiro, em função da capilaridade de sua rede.

Já o Governo do Estado anunciou, sexta de manhã, o plano operacional para a segurança pública nas eleições. Mais de 25 mil agentes das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros atuarão nos municípios para garantir a ordem. Em 2020, o número foi de 30 mil.

Desse total, 22.667 homens e mulheres são da Polícia Militar, que estarão nas seções eleitorais e vias da cidade. Três helicópteros da corporação serão usados durante o horário de votação. Os policiais militares atuarão ainda nas escoltas preparatórias das urnas eletrônicas, com apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal.

Já na capital fluminense, a Guarda Municipal oferecerá apoio na segurança de 99 locais de votação e atuará na orientação do trânsito, garantindo a circulação de eleitores durante todo o dia de votação.