Internacional

Lula vai receber primeira leva de brasileiros resgatados do Líbano

Voo com 229 passageiros e três animais de estimação já decolou e pousará em Guarulhos na manhã de domingo

Agência O Globo - 05/10/2024
Lula vai receber primeira leva de brasileiros resgatados do Líbano
Lula vai receber primeira leva de brasileiros resgatados do Líbano - Foto: Reprodução/internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber o primeiro grupo de brasileiros repatriados do Líbano, na manhã deste domingo, na Base Área de São Paulo, em Guarulhos. A expectativa é que voo pouse por volta das 10h.

O avião levando um grupo de 229 repatriados do Líbano decolou de Beirute no começo da tarde deste sábado (horário de Brasília), após duas horas em solo, em uma operação que contou com inúmeros contatos diplomáticos para ser realizada. Durante viagem a Nova York em setembro para participar da Assembleia Geral da ONU, Lula conversou com autoridades sobre a necessidade de retirar os brasileiros da região e de um cessar-fogo.

Além dos 229 passageiros, três animais de estimação embarcaram no voo da Força Aérea Brasileira (FAB). A operação para retirar os brasileiros do Líbano usou a experiência recente do Brasil com a operação "Voltando em paz", que trouxe os brasileiros que estavam na Faixa de Gaza em meio à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. A operação resgatou mais de 1.400 brasileiros em nove voos, além de animais de estimação.

A aeronave estava em Lisboa aguardando autorização de voo pra o Líbano e decolou de Portugal com o combustível necessário para fazer o trajeto de ida e volta. A previsão inicial era de que o avião ficasse cerca de 40 minutos no aeroporto de Beirute.Inicialmente, o voo decolaria na sexta-feira, mas o governo brasileiro decidiu adiar a programação por necessidade de "medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres" que iriam até o aeroporto de Beirute, cuja região tem sido alvo de bombardeios.

O chanceler Mauro Vieira afirmou que o governo também já está estudando rotas alternativas para a retirada e brasileiros. Cerca de 3 mil pessoas pediram ajuda ao Itamaraty para deixar o Líbano.

— Evidentemente já estamos examinando alternativas por outros países. Temos de ver quais são, há um número de bases e outras alternativas que estão sendo tratadas com a embaixada do Líbano e a rede de embaixadas na região.