Alagoas
Secretaria de Estado do Meio Ambiente inaugura duas hortas urbanas em Coqueiro Seco
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) inaugurou, na quinta-feira (3), as 46ª e 47ª hortas urbanas do Estado de Alagoas. As novas hortas foram implementadas nas escolas municipais Paulo Soares de Albuquerque e na Professor Pedro de Carvalho Pedrosa, em Coqueiro Seco. A ação faz parte do programa Hortas Urbanas, em parceria com o Alagoas Sem Fome, e tem como objetivo promover a segurança alimentar e a sustentabilidade nas comunidades atendidas.
Durante a inauguração, o secretário da Semarh, Gino César, destacou o impacto positivo do projeto, enfatizando o compromisso do governo Paulo Dantas com a segurança alimentar. “Cada horta que plantamos é uma semente de mudança. Nossa prioridade é garantir que a população tenha acesso a alimentos frescos e de qualidade, especialmente nas áreas mais vulneráveis. A parceria com o Alagoas Sem Fome fortalece essa ação, unindo esforços para melhorar a qualidade de vida e promover mais equidade nas comunidades atendidas".
Desde o início do Programa Hortas Urbanas, a Semarh tem capacitado as comunidades para a produção de alimentos agroecológicos, livres de agrotóxicos, além de fornecer suporte técnico com a doação de mudas, adubos orgânicos e acompanhamento contínuo para garantir a produtividade das hortas.
Na inauguração dessas novas hortas, foram disponibilizadas um total de 800 mudas, sendo 400 para cada escola. "Essas hortas são um exemplo claro de como é possível integrar educação ambiental e segurança alimentar. Além de transformar espaços antes subutilizados, elas estimulam práticas sustentáveis e trazem benefícios concretos para a saúde e bem-estar da comunidade", disse o superintendente do Meio Ambiente, Daniel Lima.
A inauguração atraiu alunos, professores e membros da comunidade, que se reuniram para celebrar o início das atividades nas hortas escolares. O momento reforçou a importância do engajamento comunitário na construção de um ambiente mais saudável e sustentável. Com essas novas hortas, o Estado de Alagoas continua ampliando suas iniciativas voltadas para uma alimentação mais acessível e de qualidade, contribuindo diretamente para a melhoria das condições de vida das famílias nas regiões atendidas. A ação reafirma o compromisso do governo em adotar estratégias que integrem sustentabilidade, educação ambiental e combate à fome.
* Sob supervisão
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2FIM DE PAPO
CNJ divulga resultado final do concurso de cartórios em Alagoas
-
3OSCAR DO RÁDIO
Nova edição do Prêmio Radialista Odete Pacheco homenageia grandes comunicadores de Alagoas
-
4DEBATE
Terceira Guerra Mundial à vista?
-
5CORTE DE GASTOS
Corte de gastos na Defesa não afeta Lula, pois militares têm 'gordura' para queimar, diz analista