Variedades

Após repercussão de série, caso dos Irmãos Menendez tem reviravolta na Justiça; entenda

Promotor afirma que se vê diante de 'obrigação moral e ética' e irá revisar novas provas apresentadas pelos assassinos, que alegam terem sido vítimas de abusos sexuais

Agência O Globo - 04/10/2024
Após repercussão de série, caso dos Irmãos Menendez tem reviravolta na Justiça; entenda
Após repercussão de série, caso dos Irmãos Menendez tem reviravolta na Justiça; entenda - Foto: Reprodução

As condenações de Erik e Lyle Menendez — que cumprem, há mais de três décadas, a pena de prisão perpétua nos EUA — serão revistas pela Justiça americana após a repercussão da recém-lançada série "Monstros — Irmãos Menendez: assassinos dos pais", da . Na última quinta-feira (3), o promotor George Gascón, da Promotoria de Los Angeles, afirmou que está revisando o caso depois de receber novas evidências acerca do assassinato de Jose e Kitty Menendez, que foram mortos pelos próprios filhos, em crime que chocou o mundo, em 1989.

'Não são monstros':

Veja também:

A sentença que decidiu pela prisão perpétua dos irmãos, em 1996, alegava que os dois haviam matado os pais com a intenção de se apropriar da fortuna dos progenitores. O promotor Gascón afirma que se vê agora diante de uma "obrigação moral e ética" para revisar as novas provas apresentadas por Erik e Lyle, que afirmam que agiram em legítima defesa com finalidade de se proteger dos abusos sexuais praticados pelo pai contra eles. "Não estamos dizendo, porém, que houve algo errado com o julgamento original", ponderou o promotor.

Durante o julgamento original, os promotores argumentaram que os crimes foram motivados por ganância, indicando que os irmãos gastaram grande parte da herança em relógios, carros e imóveis de luxo antes de serem considerados suspeitos.

Nos últimos meses, o fato vem ganhando o noticiário nos EUA. A empresária e modelo Kim Kardashian manifestou publicamente seu apoio aos irmãos Lyle e Erik Menendez. Em artigo escrito divulgado com exclusividade pela emissora americana NBC News, ela diz ter "passado um tempo" com os irmãos, e defende que eles "não são monstros".

No texto, Kim Kardashian diz acreditar que Lyle e Erik Menendez tenham sido tratados com "injustiça", pelos promotores e por parte da mídia, e afirma que eles foram "condenados antes mesmo de o julgamento começar".

O crime aconteceu quando Lyle e Erik tinham 21 e 18 anos, respectivamente, na casa onde viviam com os pais, em Beverly Hills, na Califórnia. Atualmente, eles têm 56 e 53 anos.

Segundo Kim Kardashian, a reconsideração da sentença dos irmãos Menendez deve ser um compromisso. "Minha esperança é que as sentenças de prisão perpétua de Erik e Lyle Menendez sejam reconsideradas. Devemos isso aos meninos que perderam a infância, que nunca tiveram a chance de ser ouvidos, ajudados ou salvos", escreveu a empresária.