Internacional
Brasil decide atrasar voo de repatriação de brasileiros no Líbano por 'medidas adicionais de segurança',
Previsão anunciada pelo governo brasileiro nesta quinta-feira era de que o primeiro voo de repatriação chegaria em Beirute ainda nesta sexta-feira, com previsão de pouso em São Paulo no sábado

O governo brasileiro decidiu adiar nesta sexta-feira o primeiro voo de repatriação de brasileiros que estão no Líbano. O Palácio do Planalto afirmou que houve necessidade de "medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres" que iriam até o aeroporto de Beirute, onde a aeronave estava prevista para pousar.
"A operação do primeiro voo brasileiro de repatriação não ocorrerá no dia de hoje", diz a nota.
A previsão anunciada pelo governo brasileiro nesta quinta-feira era de que o primeiro voo de repatriação chegaria em Beirute ainda nesta sexta-feira, com previsão de pouso em São Paulo no sábado pela manhã. Atualmente, a aeronave está em Lisboa aguardando autorização de voo para o Líbano.
Apesar do Brasil já ter a autorização de pouso, as janelas de oportunidade precisam ser revistas antes do início de toda operação para garantir a segurança da tripulação. A região do aeroporto de Beirute tem sido alvo de bombardeios.
— O que eu queria dizer é que as garantias serão dadas pelas autoridades legais. Se houver algum episódio que não permita a aterrisagem, claro que será adiado. Isso será resultado dos constantes encontros, reuniões e consultas com autoridades — afirmou o chanceler brasileiro.
Vieira ainda afirmou que rotas de saída por outros países também estão sendo estudadas.
— Evidentemente já estamos examinando alternativas por outros países. Temos que ver quais são, há um número de bases e outras alternativas que estão sendo tratadas, com a embaixada do Líbano e a rede de embaixadas na região.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
4DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos