Internacional

Brasil decide atrasar voo de repatriação de brasileiros no Líbano por 'medidas adicionais de segurança',

Previsão anunciada pelo governo brasileiro nesta quinta-feira era de que o primeiro voo de repatriação chegaria em Beirute ainda nesta sexta-feira, com previsão de pouso em São Paulo no sábado

Agência O Globo - 04/10/2024
Brasil decide atrasar voo de repatriação de brasileiros no Líbano por 'medidas adicionais de segurança',
Brasil decide atrasar voo de repatriação de brasileiros no Líbano por 'medidas adicionais de segurança', - Foto: Reprodução / agência Brasil

O governo brasileiro decidiu adiar nesta sexta-feira o primeiro voo de repatriação de brasileiros que estão no Líbano. O Palácio do Planalto afirmou que houve necessidade de "medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres" que iriam até o aeroporto de Beirute, onde a aeronave estava prevista para pousar.

"A operação do primeiro voo brasileiro de repatriação não ocorrerá no dia de hoje", diz a nota.

A previsão anunciada pelo governo brasileiro nesta quinta-feira era de que o primeiro voo de repatriação chegaria em Beirute ainda nesta sexta-feira, com previsão de pouso em São Paulo no sábado pela manhã. Atualmente, a aeronave está em Lisboa aguardando autorização de voo para o Líbano.

Apesar do Brasil já ter a autorização de pouso, as janelas de oportunidade precisam ser revistas antes do início de toda operação para garantir a segurança da tripulação. A região do aeroporto de Beirute tem sido alvo de bombardeios.

— O que eu queria dizer é que as garantias serão dadas pelas autoridades legais. Se houver algum episódio que não permita a aterrisagem, claro que será adiado. Isso será resultado dos constantes encontros, reuniões e consultas com autoridades — afirmou o chanceler brasileiro.

Vieira ainda afirmou que rotas de saída por outros países também estão sendo estudadas.

— Evidentemente já estamos examinando alternativas por outros países. Temos que ver quais são, há um número de bases e outras alternativas que estão sendo tratadas, com a embaixada do Líbano e a rede de embaixadas na região.