Variedades

Cid Moreira na banheira: Fotógrafo revela bastidor de clique de jornalista com as pernas para o ar; veja entrevista

Ao GLOBO, Marcelo Tabach contou que queria mostrar o outro lado do homem sério que aparecia de terno atrás da bancada do Jornal Nacional, com um ensaio para a capa da revista Caras de 1993

Agência O Globo - 04/10/2024
Cid Moreira na banheira: Fotógrafo revela bastidor de clique de jornalista com as pernas para o ar; veja entrevista
Cid Moreira na banheira: Fotógrafo revela bastidor de clique de jornalista com as pernas para o ar; veja entrevista - Foto: Reprodução / Instagram

O arquétipo sisudo do jornalista Cid Moreira, que morreu na manhã desta quinta-feira, aos 97 anos, se esvaiu em 1993, quando o icônico apresentador do Jornal Nacional posou de pernas para o ar dentro de uma banheira com espuma para a revista Caras. A capa da edição número 5 dizia: “O homem tímido que existe por trás do rosto mais conhecido do Brasil mostra sua casa, sua mulher e suas pernas.” O clique histórico do fotógrafo Marcelo Tabach, mesmo após 31 anos, ainda roda o mundo.

As manias de Cid Moreira:

Veja programação especial:

À época, disposto a mostrar o outro lado do jornalista sério que aparecia de terno atrás da bancada do Jornal Nacional, Cid abriu as portas de sua casa para um ensaio fotográfico mais intimista.

Em entrevista ao GLOBO, Tabach contou os bastidores do dia que foi fotografar o jornalista, relembrando o início da revista Caras.

— Foi o começo da Caras e a gente estava aprendendo como era a revista. Fui na casa dele e, logo que cheguei, vi que ele era muito brincalhão. Ficava brincando com todo mundo com aquela voz e aquele olhar sério, mas, ao mesmo tempo, muito moleque. Depois que conheci melhor, vi que ele era uma pessoa bem descontraída — disse.

O fotógrafo também lembrou sobre a ideia inusitada que teve no ensaio fotográfico.

— Talvez, os fotógrafos chegassem com muito respeito. Não que a foto tire o respeito dele, mas eu consegui quebrar o gelo da seriedade do Jornal Nacional, pois não tinha nada a ver com o Cid da 'vida real'. Eu tinha a ideia da foto na cabeça. Muitos brincavam perguntando se o Cid tinha perna ou se ele apresentava o jornal de bermuda. A forma que achei de brincar com isso foi a banheira. Em primeiro momento, ele, com aquela voz grave, perguntou desconfiado: 'Na banheira?'. Imagina: qual seria o ponto interessante se eu fosse na casa d Cid Moreira e fotografasse ele de terno e gravata? — relembra.

Durante anos, a foto virou pauta para grandes jornalistas.

— Foi uma foto histórica para a revista. Nunca vi um trabalho meu rodar tanto: Paulo Francis, Luis Fernando Verissimo, Arnaldo Jabor e Zuenir Ventura escreveram sobre a foto. Após a publicação, segundo ele, rolou um problema com a TV Globo. Hoje em dia, por exemplo, se o William Bonner faz isso vai ser um escândalo — conclui o fotógrafo.

Cid Moreira:

Descontraído nas redes sociais

Com bom humor, o apresentador fazia muitas postagens divertidas em seu perfil no Instagram. Em uma delas, colocou uma casca de lima da pérsia no lugar dos dentes e escreveu: "Bom dia com friozinho gostoso e Lima da Pérsia!".

Em #tbts de sua vida, ele trazia junto um pouco da história da televisão brasileira, como em um retrato com o parceiro de anos de bancada no "Jornal Nacional", Sergio Chapelin.

Em outra, chamou atenção para a importância de consultas constantes com dermatologista e fez piada: "Cuidando das perebas".