Alagoas

Seprev e TJ discutem ações voltadas para egressos do sistema socioeducativo

Everton Dimoni 02/10/2024
Seprev e TJ discutem ações voltadas para egressos do sistema socioeducativo



A secretária de Estado de Prevenção à Violência, Paloma Tojal, se reuniu, nessa terça-feira (01), com representantes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) para discutir iniciativas que promovam a reinserção social de egressos do Sistema Socioeducativo de Alagoas. O encontro reforçou a importância de ações conjuntas para garantir o acompanhamento e a qualificação desse público, visando o êxito do seu retorno à sociedade.

 

Segundo Maurilo Sobral, assistente técnico do programa Fazendo Justiça, do TJAL, a reunião teve o objetivo de discutir novas ações do programa em Alagoas, bem como estreitar a relação entre o Executivo e o Judiciário.

 

"Existe um interesse do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GFM) em se aproximar do ‘Pega a Visão’, programa de egressos que é executado em Alagoas, visando ampliar a capilaridade do programa, que é voltado para a ressocialização dos jovens e adolescentes que já cumpriram medidas socioeducativas”, afirmou o coordenador.

 

Durante o encontro, foi agendada a criação de um grupo de trabalho para estruturar as ações conjuntas, alinhadas ao Pega a Visão. Além disso, será elaborado um projeto que definirá os objetivos e a metodologia de trabalho, com o intuito de qualificar as ações no âmbito socioeducativo.

 

O desembargador Celyrio Adamastor destacou os resultados positivos da parceria entre os poderes.

 

“A reunião foi muito produtiva e demonstra o que o Tribunal vem fazendo em relação aos adolescentes do sistema socioeducativo, sobretudo no tocante à qualificação profissional e à reintegração social e familiar desses jovens. É um trabalho que tem rendido frutos e contribuído para que esses jovens retornem à sociedade de maneira plena”, afirmou o desembargador.

 

Na oportunidade, Paloma Tojal ressaltou a importância da cooperação entre os poderes para o sucesso das medidas socioeducativas.

 

“A transversalidade é fundamental para que possamos garantir que os adolescentes e jovens que passam pela medida socioeducativa tenham oportunidades reais de ressocialização. A parceria com o Tribunal de Justiça reforça o compromisso do Estado com a prevenção à violência e a garantia de direitos para os jovens da socioeducação”, afirmou a secretária.

 

Também participaram da reunião o juiz Vinícius Garcia, da 1ª Vara Criminal da Capital Infância e Juventude; Daniel Alcântara, superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev; Samylla Gouveia, coordenadora do programa Pega a Visão; Walter Araújo, assessor técnico do programa.