Alagoas
Teatro itinerante e jogos conscientizam mais de 7 mil alunos em escolas durante a Semana Nacional do Trânsito
Unindo educação e ludicidade, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) realizou uma série de atividades educativas itinerantes durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Ao todo, as ações alcançaram mais de 7 mil estudantes do ensino fundamental e médio em instituições de ensino de todo o estado com ações itinerantes e também na Arena Detranzinho. A programação, que se estendeu de 18 a 26 de setembro, incluiu esquete teatral, palestras e atividades interativas.
Durante as ações itinerantes, o destaque foi a esquete teatral "Velocidade Perigosa!", que teve como foco o tema da SNT adotado pelo Detran este ano, centrado na conscientização sobre a velocidade no trânsito. A peça contou a história de Zequinha, um jovem imprudente que, ao desrespeitar as normas de trânsito, provocou um sinistro que transformou sua vida. A mensagem central da peça reforçava a importância das regras de trânsito para salvar vidas.
Um dos locais da apresentação da esquete foi Maragogi, numa parceria com o Projeto Golfinho, do 2º Batalhão Bombeiro Militar. Integrante do projeto, a pequena Maria Luiza Soares Nobre, de 9 anos, comentou sobre o impacto que as atividades tiveram em seu aprendizado. "Eu gostei muito da peça. Aprendi que não posso andar na garupa da moto porque não tenho dez anos e que sempre é importante usar o cinto de segurança, até no cachorro".
Além das apresentações teatrais, o Detran também realizou jogos interativos, quizzes e palestras. Outra ação de destaque foi a Arena Detranzinho, na sede do Detran, em Maceió, que recebeu mais de 550 alunos. Ela funcionou como um espaço interativo onde os estudantes puderam participar de atividades lúdicas e educativas, aprendendo sobre as regras de trânsito de forma divertida e dinâmica.
A superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Sonály Bastos, reforçou a importância da educação como ferramenta de transformação.
"Nosso trabalho durante a Semana Nacional de Trânsito é mostrar que a responsabilidade no trânsito começa desde cedo. A peça teatral e as demais ações educativas têm uma linguagem acessível e envolvente para que as crianças possam aprender e, ao mesmo tempo, se tornarem multiplicadoras dessas lições nas suas famílias e comunidades", destacou Bastos.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA
Vereadores e ex-vereadores de Mata Grande condenados a mais de 11 anos de prisão por desvio de recursos públicos
-
2NASCIMENTO
Cantora Iza dá à luz Nala, sua primeira filha, com o jogador Yuri Lima
-
3PERSISTENTE
Derrota em terra, ironia em alto mar: Ex-ministro forrozeiro Gilson Machado alfineta Lula após pisa histórica em Recife
-
4EDUCAÇÃO
Professora Juliana Fernandes inspira alunos com gestão humanizada e acolhedora
-
5PELA PAZ
Papa Francisco lembra última aparição em Fátima e pede orações pela paz no mundo