Política
Nome de Jairzinho Lira é reincluso na lista de inelegíveis do TCU

A situação política do ex-deputado Jairzinho Lira (MDB) segue numa escalada ladeira abaixo que parece não ter fim. Após ter sua candidatura a prefeito de Lagoa da Canoa impugnada nesta segunda-feira (16) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), o nome de Jairzinho também acaba de ser reincluso na lista de políticos inelegíveis do Tribunal de Contas da União (TCU).
O motivo foi a rejeição de suas contas por irregularidades encontradas junto a um contrato firmado com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), quando era prefeito do município. Esse tipo de irregularidade é caracterizada como crime de improbidade administrativa que, em outras palavras, pode ser traduzida como a desonestidade daquele que exerce função na Administração Pública.
A lista de pessoas com contas jugadas irregulares, elaborada pelo TCU, é disponibilizada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e à sociedade, sendo uma ferramenta essencial para que a Justiça Eleitoral, responsável por declarar a inelegibilidade, defina quais candidatos não estão aptos a concorrer nas eleições municipais este ano. O documento permite verificar quais candidatos não fizeram bom uso dos dinheiros públicos, garantindo uma escolha mais informada.
Assessoria
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
3PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
4AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa
-
5ELEIÇÕES 2016
Antonio Albuquerque rejeita federação entre MDB e Republicanos e alerta para riscos à atuação política em Alagoas