Esportes

NFL: dirigentes dos Patriots veem jogo no Brasil como sucesso e projetam aproximação maior com o país

Desde março, equipe seis vezes campeã do Super Bowl possui os direitos de exploração de marketing no país

Agência O Globo - 08/09/2024
NFL: dirigentes dos Patriots veem jogo no Brasil como sucesso e projetam aproximação maior com o país
Patriots - Foto: Instagram - @patriots

Navegando entre algumas polêmicas pontuais, como as reclamações dos jogadores do Philadelphia Eagles ou as críticas ao gramado da Neo Química Arena, o primeiro jogo da NFL no Brasil pode ser considerado um sucesso. Uma partida de alto nível se deu em um estádio com 47 mil torcedores, e uma atmosfera que lembrou as fases mais agudas da liga de futebol americano.

'Batendo na porta': Após sucesso em São Paulo, presidente da NFL revela chance de Rio de Janeiro receber jogo

NFL: Eagles vencem Packers por 34 a 29 e confirmam expectativas de grande primeiro jogo no Brasil

Dirigentes da liga repetiram ao longo dos últimos meses que uma sequência de jogos por aqui dependia que tudo desse certo em 2024. Portanto, o cenário é positivo, após um evento bem conduzido, que contou com a paixão dos brasileiros pelo esporte.

— A NFL está apostando tudo no Brasil e vê bastante potencial. As oportunidades de crescimento são reais. Queremos estar perto dos torcedores, temos muitos aqui — disse ao GLOBO Joe Dorant, diretor sênior de negócios internacionais do New England Patriots. — Baseado nas conversas que tivemos, a NFL vê esse evento como sucesso. Vamos trabalhar juntos nisso, pois nós precisamos deles, e eles precisam de nós. A NFL tenta cada vez mais ser global.

— Os Patriots vão levar vantagem em cima disso, seguindo os passos da liga. Podemos fazer muitas coisas com os direitos, abrindo as portas a torcedores dos Patriots e de outas equipes da NFL, e estamos animados com isso — completa Dorant.

Recentemente, em março deste ano, os Patriots adquiriram os direitos de exploração de marketing no país e, apesar de não terem jogado desta vez, executivos vieram acompanhar de perto a partida de sexta-feira. Presentes no NFL Experience, evento da liga no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, eles conversaram com a reportagem do GLOBO sobre planos para o futuro da franquia.

Além de levar o ex-jogador Stephen Gostkowski e o defensor Malcolm Butler para se encontrar com torcedores, a franquia também fará hoje um watch party própria, algo que o novo status permite.

— É um momento histórico para todos nós. Só estamos começando. Não estamos aqui apenas para fazer uma ativação e sair. O Brasil é nossa casa agora — disse à reportagem a brasileira e americana Lara Magalhães, gerente de negócios dos Patriots no Brasil. — Quando falamos dessas culturas se unindo, é muito importante. Mas é um negócio também. Buscamos patrocínios e aumentar o valor das marcas.

Os Patriots possuem seis títulos do Super Bowl, todos conquistados sob a liderança do quarterback Tom Brady, considerado o maior de todos os tempos. Tamanho sucesso atraiu muitos fãs no Brasil ao longo das últimas duas décadas, o que se pode observar pela quantidade de camisas da equipe vistas neste fim de semana.

— Visitamos uma escola nesta semana, e as crianças tinham pôsteres dos jogadores e das líderes de torcidas, e receberam muito bem os Patriots. São algumas das iniciativas que já vemos acontecendo, e é muito especial — conta Magalhães.

Primeira watch party

Neste domingo, a promoverá sua primeira watch party em solo brasileiro, no Bar Praça A, em São Paulo, com início às 13h — os ingressos esgotaram na última quinta. Os fãs vão se reunir para acompanhar ao vivo a partida de estreia nesta temporada, diante do Cincinnati Bengals.

O evento também contará com Butler e Gostkowski, além das líderes de torcidas e do Pat Patriot, mascote do time. A lista de convidados inclui ícones do esporte brasileiro, influenciadores e o jornalista Conrado Giulietti, que comandará a festa. Ele também apresentará o "Semana Patriots", podcast semanal para os fãs brasileiros durante a temporada.