Esportes

NFL: empresa diz que times ignoraram conselho para evitar problemas com gramado do estádio

Jogadores dos Eagles e Packers protagonizaram escorregões em lances no ataque e na defesa; Lebron James criticou campo nas redes sociais

Agência O Globo - 07/09/2024
NFL: empresa diz que times ignoraram conselho para evitar problemas com gramado do estádio
Philadelphia Eagles - Foto: Instagram - @philadelphiaeagles

Um dos assuntos mais comentados do primeiro jogo da NFL no Brasil, entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, na última sexta-feira, foi o estado do gramado da Neo Química Arena,. Até o astro do basquete Lebron James criticou, nas redes sociais, a condição do campo, o que aumentou a polêmica em torno do tema.

NFL: Eagles vencem Packers por 34 a 29 e confirmam expectativas de grande primeiro jogo no Brasil

Veja: Mudança da rotina paulistana e espetáculo sonoro e esportivo: como foi 'experiência americana' da NFL no Brasil

Jogadores dos Eagles e Packers protagonizaram escorregões em lances no ataque e na defesa. De acordo com a empresa responsável pelo campo, os atletas foram orientados a usarem travas diferentes nas chuteiras para se adaptar justamente ao tipo de gramado do estádio.

— Se você observar, o gramado estava firme. Aconteceu no começo do jogo. Mas, uma vez que os jogadores trocaram as travas, o problema deixou de existir. A instrução de usar travas diferentes foi dada antes, e não sei exatamente por que motivo nem todos os jogadores seguiram — disse Roberto Gomide, presidente da World Sports, ao site UOL.

O executivo também destacou que o gramado passou por testes técnicos, como de tração e densidade, para garantir a melhor condição de jogo possível. Inclusive, representantes da NFL e dos times aprovaram a situação do campo no estádio.

O gramado da Neo Química Arena tem características distintas do que é normalmente utilizado no futebol americano. Ele tem uma base sintética e uma cobertura específica chamada ryegrass, o que deixa o campo mais rápido e, consequentemente, escorregadio.

— O gramado é muito rápido, e ontem a gente estava úmido, pelo sereno, e ele ficou mais escorregadio. Coisa do jogo, os jogadores trocaram as travas e o jogo correu perfeito. Depois da troca de travas você vê o resultado: os touchdowns, as corridas, foram perfeitos e os próprios jogadores falaram: adaptamos e segue o jogo — explicou Gomide.