Geral

'Ainda estou aqui', de Walter Salles, vence prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza

Murilo Hauser e Heitor Lorega receberam o troféu pelo filme baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva; 'The room next door', de Pedro Almodóvar, ganhou o Leão de Ouro

Agência O Globo - 07/09/2024
'Ainda estou aqui', de Walter Salles, vence prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza
Ainda estou aqui - Foto: Netflix

O filme brasileiro "Ainda estou aqui", de Walter Salles, venceu o prêmio de melhor roteiro no 81º Festival de Cinema Veneza neste sábado (7). O filme é baseado no livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, que conta a história de seu pai, Rubens Paiva (Selton Mello), preso, torturado e morto pela ditadura militar. Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva, mãe do escritor.

O troféu foi entregue pela atriz Isabelle Huppert, presidente do júri da competição. Ao subir ao palco, Murilo Hauser e Heitor Lorega agradeceram ao diretor e a todo elenco, principalmente à "grande Fernanda Torres".

O vencedor do Leão de Ouro de Melhor Filme foi ""The room next door", de Pedro Almodóvar. Com Tilda Swinton, Julianne Moore, John Turturro, Alessandro Nivola, o longa é o primeiro do diretor espanhol em inglês, e foi ovacionado por 18 minutos em sua estreia no festival.

Ao todo, 21 longas participram da competição principal, entre eles “Maria”, cinebiografia da cantora lírica Maria Callas, interpretada por Angelina Jolie, e “Coringa — Delírio a dois”, a aguardada sequência do sucesso de 2019 prometida por Todd Phillips, com Joaquin Phoenix e Lady Gaga.