Geral
A que horas caminhar: há um momento ideal para baixar o açúcar e combater o sedentarismo
Caminhar melhora saúde cardíaca e reduz níveis de glicose, além dos benefícios acumulativos de interromper a vida sedentária.

Muitos pensam que para ter uma vida saudável é necessário frequentar uma academia ou ter um personal trainer. No entanto, não é necessário fazer grandes esforços para se exercitar. Caminhar todos os dias pode ser uma alternativa para quem não deseja ter um grande esforço físico; basta usar o calçado adequado e sair para dar alguns passos.
Libido, sono, fígado: os 5 sinais ocultos de que você pode estar exagerando no consumo de álcool
Higienização do arroz: lavar antes de cozinhá-lo é correto? O que é verdade ou mito
Um estudo realizado pela Universidade de Limerick, na Irlanda, avaliou pessoas que se tornaram sedentárias devido a longos períodos sentadas e o impacto de ter períodos de atividade, como caminhar, na saúde delas. De acordo com a pesquisa, os participantes eram adultos maiores de 18 anos, e sua saúde cardiometabólica foi medida.
A pandemia trouxe muitas mudanças na vida das pessoas, entre elas o teletrabalho, que fez com que muitos se tornassem sedentários por passar muito tempo sentados em frente a uma mesa. Porém, a condição pode ser combatida com caminhadas de intensidade leve, que podem beneficiar a saúde cardíaca, proteger a pressão arterial e manter níveis adequados de glicose.
Angelina Jolie: veias saltadas no braço da atriz chamam atenção; especialista explica a possível causa
Foi analisada a diferença na saúde de pessoas que permaneciam sentadas continuamente durante o dia e aquelas que interrompessem o sedentarismo com algum tipo de atividade física sem grande esforço. Os resultados mostraram que aqueles que aderiram as caminhadas observaram uma redução na glicose pós-prandial em comparação com os participantes que permaneciam sentados por longos períodos.
Embora o trabalho não especifique quanto tempo é necessário caminhar diariamente, menciona que o ideal é caminhar após cada refeição, já que foi observado um benefício acumulativo a longo prazo.
Dessa forma, os pesquisadores esperavam que os participantes realizassem passeios curtos de maneira intermitente e acumulassem, pelo menos, meia hora de caminhada ao longo do dia. O estudo revelou que, após as caminhadas contínuas, observou-se uma redução de 17% na glicose em comparação com aqueles que permaneceram sedentários.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Policiais Militares são afastados após morte de menor em abordagem
-
2COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
3CASO GABRIEL LINCOLN
Familiares do jovem morto em Palmeira dos Índios se reúnem com a SSP nesta terça-feira
-
4SEGURANÇA
Secretário de Segurança e Comandante da PM recebem familiares do jovem Gabriel Lincoln
-
5CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel