Esportes

Duelos contra argentinos, nove times na Libertadores e Sul-Americana: os sinais do domínio brasileiro na Conmebol

Times do Brasil já tem duas vagas garantidas na semifinal da Libertadores e uma na mesma fase da Sul-Americana

Agência O Globo - 23/08/2024
Duelos contra argentinos, nove times na Libertadores e Sul-Americana: os sinais do domínio brasileiro na Conmebol
Jogos de futebol - Foto: Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados

O domínio brasileiro nas competições da Conmebol ficaram ainda mais em evidência depois dos confrontos das oitavas de final, nesta semana. Dentre os 16 classificados para as quartas de final da Libertadores e da Sul-Americana, mais da metade são equipes do Brasil — ao todo, nove times brasileiros estão nesta fase nos torneios.

Na Libertadores, Atlético-MG, Fluminense, Botafogo, São Paulo e Flamengo são os representantes do Brasil, que, aliás, já tem, ao menos, dois representantes garantidos na semifinal do torneio. Já na Sul-Americana, Athletico, Fortaleza, Corinthians e Cruzeiro representam o país — um, pelo menos, já estará na semifinal.

Em uma entrevista para o Sportv, nesta sexta-feira, Matías Patanian, vice-presidente do River Plate, reconheceu a superioridade dos times brasileiros nas competições da Conmebol e listou alguns motivos para que isso se torne cada vez mais comum. Segundo o dirigente, a situação dos clubes do Brasil é consequência da economia do país, da organização dos torneios e dos investimentos feitos.

— Acho que a situação dos clubes brasileiros é consequência da economia do país, da organização dos torneios brasileiros e dos investimentos que fazem na infraestrutura e na base. Acho que o Brasil hoje, em relação a clubes, tem uma posição muito importante, os torneios e os estádios são de grande qualidade. Vemos tudo isso nas quantidades de finais que as equipes brasileiras ganharam e na quantidade de equipes brasileiras jogando as quartas da Libertadores — disse Matías Patanian, vice do River Plate, sobre a força de Brasil nos campeonatos.

Historicamente, os times argentinos são quem mais rivalizam com os brasileiros, mas nesta temporada, as equipes do Brasil não deram a mínima chance para os rivais. Na Libertadores, o Atlético-MG passou pelo San Lorenzo, no único confronto entre Brasil x Argentina nesta fase. Enquanto na Sul-Americana, Cruzeiro, Athletico e Fortaleza eliminaram Boca Juniors, Belgrano e Rosário Central, respectivamente.