Política
justiça determina exclusão de perfil em rede social por espalhar informações falsas contra JHC
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas determinou a exclusão do perfil do instagram @maceiósemh por disseminar informações falsas e propaganda eleitoral antecipada contra o atual prefeito e candidato à reeleição pela Prefeitura de Maceió, JHC.
A sentença julgou, além da exclusão do perfil, aplicação de multa no valor de R$ 5 mil, com fundamento no art. 36, §3º, da Lei 9.504/97.
A determinação também deliberou a suspensão de registro de novos perfis, contas ou canais pelos responsáveis ou sob controle. Assim como a utilização de perfis, contas ou canais contingenciais previamente registrados, sob pena de configuração do crime previsto no art. 347 da Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965 do Código Eleitoral.
A atitude visa garantir a igualdade entre os candidatos e a transparência no processo eleitoral. Isto porque as informações falsas publicadas no perfil podem confundir o eleitor e interferir no processo eleitoral.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
3ATENTADO
Ex-candidato a vereador pelo PT é um dos mortos no atentado a bala em Santana do Ipanema
-
4EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios
-
5ACIDENTE
Vítimas fatais do grave acidente na AL-220 em São José da Tapera são identificadas