Alagoas
Maria do Desterro da Costa e Silva se torna professora titular da Uncisal

Ascom Uncisal
Com 22 anos dedicados à instituição, a fisioterapeuta Maria do Desterro da Costa e Silva se tornou professora titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) nesta sexta-feira (23). A “Defesa de Memorial Acadêmico” da fisioterapeuta e professora aconteceu nesta manhã, no Miniauditório Emil Burihan, no prédio-sede da Uncisal.
Na oportunidade, Maria do Desterro da Costa e Silva relembrou a sua trajetória profissional e acadêmica, desde a sua formação no curso de Fisioterapia, pela Universidade Estadual da Paraíba; passando pelo início de suas atividades na área, atuando na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Piauí; até o ingresso na Uncisal, através de concurso público, no ano de 2002.
“A Defesa de Memorial Acadêmico nos permite fazer um balanço gratificante e perceber que o nosso caminho foi cheio de obstáculos, mas, ao mesmo tempo, repleto de realizações. Fico muito feliz por saber que, durante 22 anos, tenho contribuído para a educação superior em Alagoas e relembrar a quantidade de alunos que ajudei a formar”, expôs Maria do Desterro.
A agora professora titular ingressou na Uncisal em 2002 e se desenvolveu ao longo de sua trajetória na instituição: concluiu três especializações entre os anos de 2002 e 2008; cursou mestrado entre os anos de 2008 e 2010, pela Universidade Federal de São Paulo; e cursou doutorado entre os anos de 2013 e 2017, também pela Universidade Federal de São Paulo.
Durante sua trajetória na Uncisal, Maria do Desterro da Costa e Silva atuou como coordenadora do curso de Fisioterapia, integrante do Conselho Superior Universitário (Consu) e participou de comissões temáticas. Como formação complementar, ela destaca cursos no Hospital Sírio Libanês, na Uncisal e no Centro Universitário Cesmac.
“Também não posso deixar de destacar a Liga Acadêmica em Fisioterapia Neurofuncional, que coordeno e que existe há 13 anos. Essa Liga nos possibilita fazer pesquisa, ciência, além de levar assistência à comunidade. Espero que consiga cada vez mais sonhar numa melhor Uncisal para todos nós, num lugar de trabalho que seja saudável e produtivo e que os nossos alunos se orgulhem em ter passado por essa instituição”, concluiu Maria do Desterro.
.jpeg)
Defesa de Memorial Acadêmico
A Defesa de Memorial Acadêmico é considerado o momento mais importante dentro da trajetória profissional em uma universidade. A aprovação representa a chegada ao posto mais importante da área docente.
A banca de avaliação da Defesa de Memorial Acadêmico da professora Maria do Desterro da Costa e Silva foi presidida pelo professor André Falcão Pedrosa Costa e composta pelos professores Paulo José Medeiro de Souza Costa e Euclides Maurício Trindade Filho, representando a Uncisal, e pelos professores Claudia Cristina Silva Medeiros e Juliano Aires, representando o Centro Universitário Cesmac.
O reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, e o vice-reitor do Centro Universitário Cesmac, Douglas Aprato, acompanharam a Defesa de Memorial Acadêmico.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
3FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
4HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
5EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios