Internacional
O que acontece se um barco for sugado para tromba-d'água do 'cisne negro'? Fenômeno teria feito superiate naufragar na Itália
Evento é semelhante a um tornado e tem a força para virar uma embarcação

Uma tempestade na costa da Sicília, na Itália, na última segunda-feira (16), fez com que um superiate de luxo naufragasse, causando a morte de cinco pessoas, incluindo o magnata britânico da tecnologia Mike Lynch, de 59 anos. O corpo do bilionário foi encontrado nesta quinta-feira, segundo a imprensa italiana. O acidente teia sido causado por uma tromba d'água, fenômeno semelhante a um tornado, aponta o jornal britânico The Mirror.
'Assume ou some': Ex de Cauã Reymond recebe apoio após indireta sobre suposto romance em segredo
Veja fotos: Superiate de luxo que naufragou na Itália foi vendido por R$ 220 milhões
Até o momento, 15 dos 22 ocupantes foram resgatados, com oito hospitalizados em Palermo. Mergulhadores ainda buscam a última pessoa que permanece desaparecida após o incidente. O navio afundado está completamente intacto de lado, a cerca de 165 pés (aprox. 50 m) de profundidade. Ele mergulhou no fundo do oceano em questão de minutos, enquanto outro barco menor que estava a apenas 100 m de distância permaneceu sem defeitos.
Ainda segundo o periódico, especialistas marinhos contaram como o evento raro - apelidado de "cisne negro" — teria acontecido. Matthew Schanck, presidente do Maritime Search and Rescue Council, explicou que a carga de água causou danos ao barco.
— Olhando para o clima extremo, se fosse uma tromba d'água, o que parece ser, seria o que eu classificaria como um evento cisne negro. E se a tromba d'água acabar despejando uma carga dessa água a bordo do navio, isso causará danos significativos — disse.
Trombas d'água tornádicas, que se formam a partir de tempestades e se estendem para baixo em direção à água, têm as mesmas características de um tornado terrestre, segundo o Serviço Oceânico Nacional dos EUA. Nos últimos dias, várias tempestades intensas atingiram a Itália, com inundações e deslizamentos de terra causando danos significativos no norte do país, após semanas de calor intenso.
O grande mastro da embarcação, sendo uma das maiores estruturas do mundo, tornaria o navio particularmente vulnerável a ser pego por uma tromba d'água. É o que explica o meteorologista da Universidade de Reading Dr. Peter Inness:
— A maioria das trombas d'água são bastante fracas, resultando em uma curta rajada de ventos fortes, que, embora momentaneamente muito fortes, causam poucos danos porque estão sobre o mar — comentou.
Mais lidas
-
1SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
2Crônica
E o imperador foi embora
-
3ALAGOAS CONTRA FAKE
Alerta de fake news: É falsa a informação de mudança no calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Com Arthur Lira como um dos grandes articuladores, nasce a Federação União Progressista: maior força partidária do Brasil mira 2026
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Pressão da Tribuna do Sertão acelera nomeação e ex-assessor assume Secretaria de Governo e confirma mando remoto do ex-imperador via WhatsApp