Economia
Relator altera dispositivo sobre número de trabalhadores de empresa beneficiada por desoneração

O senador Jaques Wagner (PT-BA), relator do projeto de lei da desoneração da folha de pagamentos, reduziu o quantitativo de trabalhadores que as empresas teriam de se comprometer a manter para serem beneficiadas com a alíquota sobre a receita bruta, em vez da taxação sobre a folha.
Em vez de se comprometerem a manter o mesmo quantitativo ou aumentar o número de funcionários, as empresas serão obrigadas a manter ao menos 90% dos empregados. Isso significa que uma redução de até 10% do quadro de funcionários não significará a perda do direito à desoneração por parte dessas empresas.
Esse trecho foi incluído de última hora por Wagner em seu relatório na semana passada e foi alvo de contestação por diversos senadores. Desde a divulgação do parecer, o petista se mostrou disposto a negociá-lo. Mesmo assim, ainda pode ser contestado no plenário e alvo de tentativa de retirá-lo do texto.
Wagner manteve no texto o aumento da cobrança sobre Juros sobre Capital Próprio (JCP) de 15% para 20%. Desde a semana passada, o relator disse que manteria a alíquota maior sobre JCP, que, para 2024, não deve ter impacto fiscal, já que, caso seja aprovada, terá de passar por uma noventena antes de ser aplicada.
O relatório de Jaques Wagner foi divulgado há pouco. A proposta deve ser votada no plenário do Senado ainda nesta terça-feira, 20.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
4DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos