Economia

Quantas questões precisa acertar no CNU? Gabarito oficial sai hoje

Para candidatos do bloco 8, é preciso ter respondido corretamente ao menos 18 das 60 perguntas. Nos blocos 1 a 7, há peso ponderado diferente para cada eixo temático

Agência O Globo - 20/08/2024
Quantas questões precisa acertar no CNU? Gabarito oficial sai hoje
Quantas questões precisa acertar no CNU? Gabarito oficial sai hoje - Foto: Reprodução/internet

O gabarito oficial das provas objetivas do Concurso Nacional Unificado (CNU) será divulgado a partir das 10h desta terça-feira pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI). Mas quantas questões é preciso ter acertado para ter chances de conseguir uma vaga? Como funciona a nota de corte?

Gabarito CNU 2024: Só 10% das redações e das questões discursivas serão corrigidas, entenda

Relação candidato/vaga: Ferramenta do GLOBO permite consulta para todos os cargos

Bloco 8 - Nível Intermediário

No bloco 8, que oferece 692 vagas para 8 cargos, a aprovação exige que o candidato obtenha no mínimo 30% do total de pontos das provas objetivas (ou acerte ao menos 18 das 60 questões), além de não tirar nota zero na redação.

No turno da manhã, os candidatos responderam 15 questões objetivas, de múltipla escolha, sobre Língua Portuguesa. E fizeram uma Redação. No período da tarde, os candidatos responderam mais 45 questões objetivas sobre sobre Matemática, Noções de Direito e Realidade Brasileira. Tiveram de marcar as opções A, B, C, D ou E, sendo uma única resposta correta.

Blocos 1 a 7

Nos blocos que ofereciam vagas para Nível Superior, é mais complicado saber o número mínimo de questões objetivas que precisam ter resposta correta para evitar a desclassificação.

Gabarito extraoficial: Confira a correção feita pelos professores do Direção Concursos

Para aprovação, o candidato precisa alcançar ao menos 40% dos pontos das provas objetivas - somando os acertos nas questões de conhecimento geral (prova da manhã) e os acertos, com o peso ponderado, nas questões específicas (prova da tarde).

Além disso, não pode tirar zero na prova discursiva.

Peso ponderado

Nos Blocos de 1 a 7, os candidatos responderam 20 questões objetivas pela manhã numa prova única de conhecimento geral para todos os candidatos de todos os blocos. E tiveram de fazer ainda uma dissertação (prova discursiva)

À tarde, foi realizada a prova de conhecimento específico, com 50 questões, uma para cada bloco.

BNDES: Concurso chegou a 100 mil pedidos de inscrição, com pelo menos 367 candidatos por vaga

E, para não ser eliminado, o candidato precisa ter alcançado ao menos 40% dos pontos das duas provas. Porém, as questões de conhecimento específico tinham peso ponderado – ou seja, algumas perguntas valiam mais, de acordo com o cargo pretendido.

Cada bloco foi dividido em diferentes eixos temáticos. Para cada cargo dentro de um mesmo bloco, as perguntas de alguns eixos temáticos tinham peso maior do que as demais.

O candidato poderá consultar, em detalhes, o peso de cada eixo temático para a sua vaga pretendida no Anexo V de cada edital.

Concurso Nacional Unificado: Abstenção chegou a 54,12%, diz ministério; veja números por bloco

Assim, para os cargos de nível superior, a Nota Final Ponderada (NFP) será a seguinte soma:

Nota da prova de conhecimentos gerais+ Nota da prova conhecimentos específicos + Nota da prova de discursiva + Nota da prova de títulos (quando houver).