Alagoas
Samu Alagoas participa de simulado que prepara comunidades e órgãos públicos para situação de emergência

O
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participou, na sexta-feira (16), do XX Simulado de Emergência, realizado pela Coordenação de
Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL). A ação
ocorreu no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, e teve a coordenação da
Defesa Civil da capital alagoana. O principal objetivo foi ativar o Plano Global de
Atendimento para Situações de Emergência (PGASE), com o propósito de treinar as
comunidades próximas à Braskem, assim como os órgãos públicos e privados
envolvidos numa situação hipotética de emergência.
O exercício simulado contou a participação da comunidade local do Trapiche, do Samu, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), do Departamento Municipal de Transportes e Transportes (DMTT) e da Braskem. Durante a ação, o alarme comunitário foi ativado e o Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) foi notificado sobre uma ocorrência simulada na fábrica, com impactos para a população do Pontal da Barra.
 (2).jpg)
Com duração de uma hora e, com base nessa situação fictícia, o Plano de Controle de Emergências Interno foi colocado em prática para minimizar ou eliminar quaisquer impactos potenciais. A atuação do Samu, nesse caso, foi receber as vítimas que foram triadas para realizar o atendimento primário, classificando-as com cores, seguindo o protocolo de atendimento de múltiplas vítimas.
Além disso, o Hospital Geral do Estado (HGE) e a Santa Casa de Maceió também participaram do exercício. Eles receberam as seis vítimas fictícias que foram transportadas por duas equipes do Samu nas Unidades de Suporte Básico (USBs) Unidades de Suporte Avançado (USAs).
 (3).jpg)
A APELL é responsável por coordenar as ações de alerta e preparação da comunidade para situações de emergência na região onde está situada a unidade industrial da Braskem, no Pontal da Barra. O papel fundamental dela é informar a população sobre potenciais situações de emergência e os procedimentos a serem seguidos, incluindo orientações, evacuações, monitoramento e busca de abrigos.
Além de desenvolver um plano amplo para o atendimento de situações de emergência e um programa de treinamento, a realização periódica de exercícios simulados é fundamental para testar as ações a serem executadas. Essas simulações permitem uma análise detalhada tanto pela Braskem quanto pelos órgãos envolvidos, com o objetivo de aprimorar as medidas de resposta e preparação para eventos de emergência hipotéticos.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
4QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado