Esportes

Quenianos sobram na 26ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro

Estrangeiros dominam novamente prova no masculino e feminino; Wendell Souza é melhor brasileiro com segunda colocação

Agência O Globo - 18/08/2024
Quenianos sobram na 26ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro

Uma das principais corridas de rua do país, a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro aconteceu, na manhã ensolarada deste domingo, pela 26ª vez. Os quenianos Viola Kosgei e Nicolas Kosgei foram os campeões dessa edição e mantiveram a hegemonia dos estrangeiros no evento, já que não perdem desde 2017, no feminino, e 2018, no masculino.

Viola conquistou o bicampeonato com o tempo de 1h14min52 ao melhorar quase três minutos em relação ao ano passado. Enquanto Nicolas estreou já subindo no lugar mais alto do pódio com a marca de 1h04min16.

— Resultado muito bom. Achei apenas um pouco quente no final, mas isso até que foi até bom. Gostei muito do percurso plano, sem subidas e descidas, e isso permitiu forçar um pouco mais. Agora tenho vitórias em São Paulo e no Rio, o que me deixa muito contente, pois adoro estar no Brasil — disse Nicolas, campeão neste ano da Maratona Internacional de São Paulo.

Já os brasileiros bateram na trave novamente. No masculino, Wendell Souza ocupou o segundo lugar, com o tempo de 1h04min40, enquanto Ederson Vilela acabou em quinto, na marca de 1h06min43. No feminino, Kleidiane Jardim, quinta no ano passado, bateu seu último desempenho e buscou o terceiro lugar, em 1h15min54. Susane Martins e Jéssica Soares fecharam o pódio na quarta e quinta colocações, respectivamente.

— Muito forte e, desta vez, sem chuva. Com isso, o ritmo foi duro desde o começo e acabou aumentando a partir do meio da prova. O melhor exemplo é que a Jéssica, quinta colocada, teve o mesmo tempo da vencedora do ano passado. Estou contente por ter feito uma prova consistente diante de adversárias de respeito — afirmou Kleidiane.

Com a largada no bairro do Leblon, Zona Sul do Rio, os atletas percorreram 21km. Além da competição profissional, disputas de 5 km e 10 km também ocorreram no Aterro do Flamengo, o que movimentou as ruas do bairro.