Geral
Qual a fortuna de Silvio Santos? Apresentador ficou bilionário com TV, cosméticos, hotel e Baú da Felicidade
Comunicador criou grupo empresarial em 1962 e reuniu 30 empresas ao longo de sua trajetória

Silvio Santos, morto no último sábado (17) aos 93 anos, além de dono de uma das principais emissoras do país, o SBT, tinha negócios diversificados nos ramos do mercado imobiliário, financeiro, hoteleiro e de produtos de beleza. O icônico empresário e apresentador acumulou durante a vida uma fortuna estimada em cerca de R$ 1,6 bilhão, segundo dados da revista Forbes no ano passado.
Enterro de Silvio Santos: filhas agradecem aos fãs as homenagens ao pai na saída do cemitério
Leia também: conheça casas onde o apresentador viveu antes e após a fama
Fundado em 1962, o Grupo Silvio Santos teve início com o Baú da Felicidade, comprado por ele naquele mesmo ano. Em 1975, o apresentador assumiu o Canal 11, no Rio, e em 1981, ganhou a concessão de mais quatro canais, criando o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Outras importantes fontes de renda empresário ao longo de sua trajetória foram a Liderança Capitalização, que administra a Tele Sena, e a rede de cosméticos Jequiti. Silvio também foi dono do banco Panamericano.
Ao longo dos anos, o comunicador atuou em diversas áreas que o ajudaram a acumular patrimônio. O Grupo Silvio Santos reúne mais de 30 empresas, algumas conhecidas como Hotel Jequitimar e Jequiti Cosméticos.
Em 2011, o Baú da Felicidade foi vendido para a Magazine Luiza. Foi um ano marcado também pela comercialização do Banco PanAmericano, que passou a ser gerido pelo BTG Pactual, após uma transação de R$ 450 milhões.
Em 2013, logo depois da divulgação da lista da Forbes, que o colocava como um dos bilionários brasileiros, o apresentador fez um comentário curioso durante um evento para funcionários do SBT:
“Eu criei minhas filhas porque sempre sonhei em ter no Brasil uma vida como os americanos têm nos Estados Unidos. Sempre achei que a melhor maneira de se viver é como um cidadão de classe média, tudo aquilo que passa de alguém que possa ter o suficiente pra viver de um cidadão de classe média, na minha opinião amalucada, é troféu. O dinheiro pra mim representa apenas troféus de sucesso, troféus de vitória”, afirmou Silvio, arrancando aplausos da plateia.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Placas educativas são instaladas no entorno do Lago do Goití para proteger fauna silvestre e promover consciência ambiental
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3JUSTIÇA
MDB da Barra de São Miguel é condenado por fraude à cota de gênero
-
4CINEMA
Gravações de 'O Diabo Veste Prada 2' devem passar por Itália
-
5EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef