Alagoas

Sesau e Escola de Governo encerram primeira turma da Trilha Formativa da Equidade para profissionais do SUS

José Arnaldo 14/08/2024
Sesau e Escola de Governo encerram primeira turma da Trilha Formativa da Equidade para profissionais do SUS

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) encerrou, na terça-feira (13), no auditório da Escola de Governo de Alagoas, a primeira turma da Trilha Formativa “Identidades e Diferenças”. Com a temática de Equidade de Gênero, Raça e Etnia numa perspectiva interseccional, o curso foi voltado para profissionais e estudantes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação é da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES).  A oferta da trilha ocorreu em parceria com a Superintendência da Escola de Governo de Alagoas, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). Ministrado pelo Motriz, o curso ocorreu na modalidade a distância e contou com a participação de mais de cem profissionais e estudantes da saúde. Com carga horária de 24 horas, o curso faz parte da mobilização da Sesau para discussão sobre a Equidade do SUS.

“Ficamos muito felizes com a participação e empenho de todos os profissionais e estudantes, não só os que atuam nas unidades da Sesau, mas, também, nos municípios. Estamos promovendo a discussão e levando o letramento para nossos setores de Recursos Humanos, Núcleos de Educação Permanente e profissionais das áreas administrativa e assistencial”, explica a gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde, Mayara Lopes.

Além da aula de encerramento, ministrada pela professora Giszele Silva, que atua como líder técnica em equidade na Motriz, instituição parceira no projeto, as unidades de saúde apresentaram propostas de ações que serão desenvolvidas com os seus colaboradores.

Entre as ações, estão ações formativas, rodas de conversas, censos e escuta ativa com os profissionais e estudantes da Saúde. Com a integração das ações, a promoção da Equidade no SUS será fortalecida.


Pioneirismo

Alagoas tornou-se o primeiro Estado do país a instalar o Comitê Estadual de Equidade no SUS. No âmbito da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, o comitê promoverá as ações do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde, junto às unidades estaduais e municipais.

Fomentado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS), o programa busca promover o enfrentamento às desigualdades dentro da rede que atende o SUS, com a redução das iniquidades de gênero, raça, etnia e deficiência nas relações de trabalho. Novas turmas da trilha serão ofertadas em breve, possibilitando a capacitação de mais profissionais da rede pública de saúde.