Esportes

Ginasta romena Ana Barbosu já sabe quando receberá a medalha de bronze do solo

Entrega será feita por membro da Romênia no COI e presidente do comitê olímpico nacional

Agência O Globo - 13/08/2024
Ginasta romena Ana Barbosu já sabe quando receberá a medalha de bronze do solo

Após muitas brigas nos bastidores, o bronze da final olímpica do solo chegará nas mãos de Ana Barbosu. O Comitê Olímpico Romeno anunciou a entrega da medalha para a ginasta e como será a cerimônia, marcada para a próxima sexta-feira.

"A ginasta Ana Maria Barbosu ficará com a medalha de bronze olímpica conquistada na final de solo dos Jogos Olímpicos Paris 2024. A medalha ser-lhe-á entregue por Octavian Morariu, membro do Comité Olímpico Internacional pela Romênia, e por Mihai Covaliu, presidente do Comité Olímpico e Desportivo Romeno, durante um evento que terá lugar na esplanada da Casa Olímpica em Bucareste, sexta-feira, 16 de agosto, a partir das 09h30", diz o comunicado.

A disputa sobre o terceiro lugar da final do solo em Paris-2024 foi parar na Corte Arbitral do Esporte (CAS), que anulou a revisão da nota da americana Jordan Chiles por considerar que o pedido foi feito fora do prazo. Com isso, a ginasta dos Estados Unidos caiu para o quinto lugar, e Barbosu passou a completar o pódio, que já tinha Rebeca Andrade como campeã e Simone Biles em segundo.

A medalha será enviada pelo COI à Romênia. O presidente do comitê olímpico nacional explicou que o evento será simples.

- A medalha chegará à Romênia, Ana Maria Barbosu irá recebê-la numa cerimónia que deverá cumprir algumas instruções do COI, existem certas regras. É uma cerimônia, mas não será uma cerimônia propriamente dita. Apenas uma entrega que será feita pelo membro do COI para a Romênia, Octavian Morariu - afirmou o dirigente ao site Euronews Romênia.

A entrega da medalha não necessariamente representa o fim da polêmica. A Federação de Ginástica dos EUA ainda não desistiu de tentar manter o bronze com Chiles. Na última segunda, a entidade afirmou que irá ao Tribunal Federal Suíço para tentar reverter a situação. Em comunicado, garantiu ter novas provas de que o pedido de revisão de nota foi feito dentro do tempo e revelou decepção com CAS por não aceitar examiná-las.

Em meio ao impasse, a Federação de Ginástica da Romênia chegou a sugerir que o bronze fosse dividido entre Barbosu, Chiles e a também romena Sabrina Voinea, que terminou em quarto com a mesma pontuação que sua conterrânea.

Por que romena ganhou o bronze na ginástica?

Inicialmente, Chiles havia ficado em terceiro. Isso só foi possível após pedido de revisão de sua pontuação. Quando a nota aumentada da americana foi anunciada, Barbosu já celebrava o pódio. Ela deixou o ginásio desolada.

A federação romena recorreu ao CAS em duas frentes. Questionou tanto a revisão da nota de Chiles quanto a punição dada a Voinea, que, ao fim da disputa, ficou em quinto. Em relação a este segundo caso, argumentam que a ginasta não pisou fora da linha, motivo para ter perdido um décimo (não fosse este desconto, teria ficado com o bronze).

O CAS não suspendeu a punição dada a Voinea. Mas anulou a revisão da nota de Chiles. A justificativa foi de que os americanos entraram com recurso após o prazo.

Desta forma, o bronze retornou para Barbosu. Chiles voltou à sua nota original e caiu para o 5º lugar. Voinea acabou em quarto.

A decisão do CAS caiu como uma bomba para os americanos. A USA Gymnastics prometeu recorrer. Já Chiles anunciou que iria se retirar das redes sociais para se recuperar mentalmente. Isso porque, além da frustração, a ginasta sofreu muitos ataques na internet. Acirrados pela polêmica, torcedores passaram a atacar as três atletas envolvidas.