Política
Paes prevê faixa azul no Rio para motos em plano de governo
Modelo é adotado na capital de São Paulo, onde pode chegar até 200 km em vias da cidade mas ainda faltam dados que comprovem a eficácia
Em seu plano de governo, o candidato a reeleição à prefeitura do Rio Eduardo Paes (PSD) promete implantar na cidade a faixa azul para motos, modelo adotado na capital paulista desde 2022. No documento, ele não diz em quais ruas quer implantar a medida destacando apenas que seria "nas principais vias da cidade".
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Em São Paulo, Faixa Azul criou um espaço mais protegido para as motos, que obrigue os carros a terem mais atenção ao mudar de faixa. Após um ano inicial de teste na avenida dos Bandeirantes e na 23 de Maio, não houve mortes nas vias. Até o momento, existem 122 quilômetros da faixa exclusiva na capital paulista e a prefeitura quer chegar até 200 km ainda este ano. No entanto em junho um levantamento feito pelo GLOBO mostrou que ainda não há dados que comprovem eficácia da faixa — já que não houve redução do número de acidentes em quase nenhuma de oito vias analisadas.
No último mês a série "A batalha das ruas " mostrou a disputa no Rio entre carros e motos. Colisões envolvendo os dois veículos têm crescido no estado, deixando feridos e mortos. Dados do Corpo de Bombeiros mostram que nas vias e estradas fluminenses, colisões entre os dois tipos de veículos aumentaram de 9.785, no primeiro semestre de 2023, para 11.966 (mais 22%), em igual período deste ano. Um número que corresponde a quase um terço de todos os acidentes de trânsito contabilizados no estado em 2024 (cerca de 35 mil). A corporação informa que a Avenida Brasil, a Linha Vermelha e a Linha Amarela, todas na capital, lideram as batidas entre carros e motos.
Promessa refeita
Outro ponto de mobilidade presente no plano de governo de Eduardo Paes é a "vltelização" do BRT. A transição prometida pelo prefeito dos articulados para o trem sob trilhos seria "a partir da Transcarioca e da Transoeste". O tema, no entanto, já fora prometido antes por Paes em 2022.
O plano era de uma transição do modelo dos ônibus em até 15 anos, mas o primeiro trecho a ser inaugurado no projeto era entre Botafogo e Gávea na Zona Sul. O trajeto não possui o BRT, mas foi anunciado para 2025 com início das obras em 2023, mas não foi feito.
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