Esportes
Eliminatórias da Copa: Bolívia jogará pela primeira vez em estádio a mais de 4 mil metros de altitude
Contra a Venezuela, Bolívia também estreará técnico Oscar Villegas, que substituiu Antonio Carlos Zago em meados do mês passado, após mau desempenho na Copa América

A Bolívia receberá a Venezuela, no dia 5 de setembro, no estádio municipal Villa Ingenio, na cidade de El Alto, a 4.090 metros de altitude, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, sendo sua primeira partida oficial nesse palco.
Paris-2024: prata na marcha atlética em Paris-2024, Caio Bonfim treinou por 21 dias na altitude
“O Estádio Villa Ingenio foi autorizado a receber a partida do dia 5 de setembro contra a seleção venezuelana”, disse o presidente da Federação Boliviana de Futebol (FBF), Fernando Costa, nesta sexta-feira em entrevista coletiva.
A seleção boliviana joga em casa contra a Vinotinto e cinco dias depois visita o Chile, em Santiago. Voltará a jogar em casa no dia 10 de outubro contra a Colômbia, embora ainda não tenha sido decidida a homologação do campo.
"Veremos o que acontece nos próximos jogos", disse ele.
A Bolívia jogará em altitudes superiores a La Paz (3.600 m) para tentar melhorar sua posição na tabela. Atualmente, a seleção está na penúltima posição, acima apenas do Peru, com 3 pontos, 4 gols a favor e 14 contra, longe da zona de classificação para o próximo mundial, ao final da sexta rodada.
Já a Venezuela está em quarto lugar e viajará para a Bolívia depois de uma participação marcante na recente Copa América dos Estados Unidos, na qual chegou às quartas de final e caiu para o Canadá. A Bolívia também estreará o técnico Oscar Villegas, que substituiu o brasileiro Antonio Carlos Zago em meados do mês passado, após mau desempenho na Copa América.
O Estádio Municipal Villa Ingenio, na cidade de El Alto, vizinha de La Paz, está localizado a 4.090 metros acima do nível do mar e tem capacidade para 25 mil espectadores. Devido à sua altitude também é conhecido como "Nido del Cóndor".
O estádio de maior altitude da América do Sul é o peruano Daniel Alcides Carrión, em Cerro de Pasco (centro), com 4.378 metros.
El Alto foi construído ao custo de 8 milhões de dólares pelo governo do ex-presidente Evo Morales (2006-2019) e inaugurado em 2017. O campo é utilizado pelo time local Always Ready para suas partidas do torneio nacional e das copas Libertadores e Sul-Americana.
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2JUSTIÇA
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor
-
3SÃO MIGUEL DOS CAMPOS
Encontrado corpo de segunda jovem que estava desaparecida
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara tenta justificar com “conversa mole” novo adiamento de audiência com Águas do Sertão
-
5FUTEBOL
César Sampaio aceita 'recomendação' de Neymar e treina o Santos com três volantes