Alagoas

Secdef conclui atividades do Festival da Inclusão em Maceió

Natalício Vieira 01/08/2024
Secdef conclui atividades do Festival da Inclusão em Maceió

Em uma jornada emocionante por quatro cidades alagoanas, o Festival Estadual da Inclusão, promovido pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), concluiu as atividades nessa quarta-feira (31), no Maceió Shopping, bairro de Mangabeiras, em Maceió. A iniciativa, que levou arte e cultura para diferentes públicos, celebrou a força e o talento dos artistas com deficiência. 

 

A programação do evento foi marcada por uma série de apresentações inspiradoras. A Fundação Casa do Especial (Funcae) abriu o dia com uma alegre Ciranda Junina, seguida de uma roda de conversa sobre arte e identidade, com foco na produção literária de pessoas com deficiência. 

 

O balé da Associação Pestalozzi de Maceió apresentou um espetáculo emocionante, demonstrando que a dança é um espaço de inclusão. A musicalidade ficou por conta de Daniel Nicácio, Felipe Alapenha e Mel Escodro, que encantaram o público. 

 

Para encerrar o dia, a Associação Pestalozzi de Maceió trouxe ainda uma apresentação de jazz com artistas com deficiência, celebrando a cultura negra dos Estados Unidos. Já a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) apresentou uma emocionante demonstração de capoeira inclusiva, conectando o público à ancestralidade negra. 

 

De acordo com a secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, o Festival alcançou um sucesso absoluto em todos os municípios, colocando em evidência o protagonismo das pessoas com deficiência e demonstrando o poder da inclusão.

 

“A participação ativa das pessoas com deficiência mostrou ao mundo que a diversidade é a nossa maior riqueza”, enfatizou a gestora. 

 

Ela ainda disse que o governador Paulo Dantas tem como compromisso fundamental garantir a inclusão de toda a comunidade de pessoas com deficiência e suas famílias em todas as ações do Governo de Alagoas. 



 

Ampliação 

 

Segundo Telma Albino, representante da Adefal, a ampliação do Festival para outros municípios do estado foi um marco para a propagação do protagonismo das pessoas com deficiência. 

 

"Estou imensamente emocionada e feliz. Quero agradecer a toda equipe da Secdef por essa oportunidade única de os artistas com deficiência mostrarem seus talentos e colocarem seu potencial em evidência."

 

O Festival da Inclusão, em Maceió, proporcionou um espaço especial para famílias de pessoas com deficiência mostrarem seus talentos e empreendimentos. 

 

Por meio de um edital da Secdef, essas famílias foram selecionadas para participar da Feira do Empreendedorismo PCD, onde puderam expor e comercializar seus produtos e serviços, demonstrando seu potencial e contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.