Internacional

Exército israelense bombardeia capital do Líbano em resposta a ataque no Golã; alvo seria comandante do Hezbollah

Estado judeu havia prometido uma reposta 'dura' ao bombardeio que matou 12 crianças e adolescentes que jogavam futebol na cidade drusa de Majdal Shams; movimento nega autoria

Agência O Globo - 30/07/2024
Exército israelense bombardeia capital do Líbano em resposta a ataque no Golã; alvo seria comandante do Hezbollah

O Exército israelense disse que realizou um ataque em Beirute, capital libanesa, nesta terça-feira que teve como alvo um comandante responsável pela morte de crianças no bombardeio no último sábado na cidade drusa de Majdal Shams, nas Colinas de Golã. Uma fonte israelense confirmou ao jornal Haaretz que o bombardeio foi uma resposta ao ataque contra de sábado e que a bola agora está com o Hezbollah, que nega a autoria. Minutos após o lançamento do ataque, o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, disse que o Hezbollah "cruzou a linha vermelha".

O alvo foi identificado como Fuad Shukr, segundo homem no comando do grupo e responsável pelas atividades militares da organização, informou o Haaretz. Fontes libanesas disseram à Reuters que o resultado do ataque é desconhecido. Em um comunicado, os militares afirmaram que realizaram um "ataque direcionado" na capital libanesa "contra o comandante responsável pelo assassinato das crianças em Majdal Shams e pelo assassinato de vários outros civis israelenses". Uma fonte próxima ao Hezbollah confirmou o ataque próximo ao Conselho Shura do Hezbollah, o poderoso órgão decisório do movimento libanês.

*Em atualização