Internacional
Itamaraty diz acompanhar apuração na Venezuela com 'atenção' e aguarda publicação de dados

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse acompanhar "com atenção" o processo de apuração das eleições na Venezuela, que ocorreram neste domingo, 28. Em nota, o Palácio Itamaraty reafirmou o princípio fundamental da soberania popular e disse aguardar publicação do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) dos dados desagregados por mesa de votação que, segundo a gestão, é passo "indispensável" para dar legitimidade ao resultado do pleito.
"O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem (domingo, 28) na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração", afirmou o Palácio Itamaraty nesta segunda-feira, 29, por meio de nota. "Reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados", acrescenta.
Diante do contexto, o governo Lula disse aguardar "a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação". Segundo a gestão federal, esse é um "passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito".
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou na madrugada desta segunda a vitória de Nicolás Maduro na eleição presidencial na Venezuela. Até o momento, o governo Lula ainda não havia se manifestado sobre o assunto.
Desde o fechamento das urnas, contudo, houve indícios de fraude eleitoral no país vizinho. A oposição diz não ter tido acesso a 70% das atas eleitorais do país. As sessões ficaram abertas até depois do horário em áreas predominantemente chavistas e, em áreas opositoras, houve relatos de intimidação e criação de empecilhos para votar.
Conforme mostrou o Broadcast Político, diante da situação, o assessor especial do Palácio do Planalto para assuntos internacionais, Celso Amorim, que foi enviado ao país vizinho para acompanhar o pleito, deve falar com observadores eleitorais e com representantes das principais candidaturas, a de Maduro e a do líder de oposição, Edmundo González, ainda hoje para se fechar questão sobre o assunto.
Amorim embarcou na sexta-feira, 26, à Venezuela para acompanhar as eleições. A expectativa com o envio do assessor é que seu relato sobre a situação do país vizinho deve dar respaldo à gestão de Lula em seu posicionamento sobre o pleito.
Leia a íntegra da nota divulgada pelo Palácio Itamaraty:
"O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração.
Reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados.
Aguarda, nesse contexto, a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito."
Mais lidas
-
1ARTIGO
Dulce Melo escreve: "Um marginal travestido de policial militar"
-
2CHACINA
Major da PM é morto ao resistir à prisão em Maceió; antes, ele matou o filho e o cunhado
-
3CHACINA
Major da PM morre ao resistir à prisão no Prado; há informações de que outras três pessoas também morreram
-
4TRAGÉDIA EM MACEIÓ
Do quartel ao crime: a fuga do major da PM que terminou em tragédia
-
5NESTA TERÇA
Chacina no Prado: filho do major que surtou e matou duas pessoas será sepultado em Palmeira dos Índios