Internacional

Navio-tanque com 1,4 milhão de litros de combustível afunda no litoral próximo à capital filipina

Derramamento provocou uma mancha de óleo de 3,7 quilômetros de extensão no mar, impulsionada por uma forte corrente marítima

Agência O Globo - 25/07/2024
Navio-tanque com 1,4 milhão de litros de combustível afunda no litoral próximo à capital filipina
Navio-tanque com 1,4 milhão de litros de combustível afunda no litoral próximo à capital filipina - Foto: Reprodução / internet

Um navio-tanque carregado com 1,4 milhão de litros de óleo combustível industrial virou e afundou na costa de Manila, capital das Filipinas, nesta quinta-feira.

- Conseguimos resgatar 16 dos 17 tripulantes. Um está desaparecido - declarou o secretário de Transportes, Jaime Bautista. Quatro dos tripulantes estavam recebendo atendimento médico.

As autoridades detectaram uma mancha de óleo de 3,7 quilômetros de extensão no mar, movendo-se por uma forte corrente marítima. A equipe de proteção ambiental foi mobilizada para tentar conter o derramamento de óleo.

G20 no Brasil: Políticas climáticas e ambientais deixaram de ser restritas a um nicho

Vazamento de petróleo contamina rio e afeta populações na Amazônia

O almirante Ronnie Gavan, comandante da Guarda Costeira, disse ter ordenado uma investigação sobre o ocorrido.

Tufão

O vento forte e as ondas violentas que atingem a região, devido à passagem do tufão Gaemi, complicam o trabalho das equipes de resgate.

O navio MT Terra Nova, de bandeira filipina, virou na baía de Manila, a sete quilômetros da costa de Limay, um município próximo da capital, quando se dirigia para a cidade central de Iloilo.

O MT Terra Nova “virou e acabou afundando”, disse a Guarda Costeira filipina, em um comunicado.

As autoridades estão investigando “se existia alguma perturbação meteorológica nas águas da região quando ocorreu o incidente marítimo”.

Além das tempestades causadas pelo tufão Gaemi, a estação das monções em Manila e regiões vizinhas também contribuíram para o afundamento do navio.

Em fevereiro de 2023, um navio que transportava 800 mil litros de combustível industrial afundou perto da ilha central de Mindoro.

O diesel e o óleo contaminaram as águas e as praias de toda a província de Oriental Mindoro, onde devastou as indústrias pesqueira e turística.