Esportes

'Mais importante que piloto': Quem é o 'guru da aerodinâmica' visado por Aston Martin e Ferrari após saída da RBR

Adrian Newey foi responsável por todos os carros campeões da escuderia de Milton Keynes

Agência O Globo - 23/07/2024
'Mais importante que piloto': Quem é o 'guru da aerodinâmica' visado por Aston Martin e Ferrari após saída da RBR
Aston Martin - Foto: Arquivo/ Instagram

Engenheiro mais conceituado da Fórmula 1, Adrian Newey deixará a Red Bull em 2025 após uma sequência de turbulências nos bastidores da equipe de Milton Keynes. Este mês, durante o Grande Prêmio da Inglaterra, a imprensa britânica noticiou que estão avançadas as negociações entre a Aston Martin e o projetista, embora ele também esteja na mira da Ferrari.

Aos 65 anos, o britânico disse em maio que buscaria "novos desafios" na carreira. Desde então, passou a ser um dos nomes mais comentados no paddock dos GPs.

"O ‘guru’ da aerodinâmica na F1, considerado por muitos o melhor projetista da história, é o homem que todos desejam. É lógico. Num esporte onde, sem um bom carro, é impossível aspirar à vitória por mais mãos que se tenha, Newey é garantia de sucesso e mais importante que um piloto", resumiu o diário Mundo Deportivo, em artigo publicado nesta terça-feira.

De acordo com a imprensa internacional, o responsável por todos os carros campeões da RBR na Fórmula 1 decidiu romper o vínculo de 19 anos em meio às disputas internas alavancadas pela acusação de conduta imprópria contra o chefe da equipe, Christian Horner. Ele foi absolvido numa apuração interna, o que não apaziguou os bastidores nem as rusgas do diretor com o pai do principal piloto, o tricampeão holandês Max Verstappen.

A Aston Martin, que tem como objetivo conquistar o título mundial a médio prazo, não para de se reforçar em termos técnicos e de infraestrutura. Um dia depois de anunciar a saída "imediata" da Ferrari, o engenheiro italiano Enrico Cardile fechou contrato com a Aston Martin, onde vai trabalhar a partir de 2025.

Desde que o canadense Lawrence Stroll comprou a equipe, em 2021, o número de funcionários na fábrica de Silverstone passou de 300 para 850 e, nos próximos meses, novas instalações serão inauguradas, uma delas com um túnel de vento de última geração.