Esportes
Pai de família e pedreiro desempregado; saiba quem era o torcedor argentino que morreu no Jardim Vertical do Obelisco
Incidente ocorreu durante a concentração de torcedores antes da partida entre Argentina e Colômbia

Antes da final da Copa América, na noite do último domingo, um argentino de 29 anos subiu na letra "A" do Jardim Vertical, atração turística no centro de Buenos Aires, começou a pular e morreu instantâneamente ao despencar no vazio. O incidente ocorreu durante a concentração de torcedores durante a partida entre Argentina e Colômbia, na ansiedade para celebrar um possível título.
O homem que morreu era Alan Nahuel Frete, de 30 anos de idade e natural da cidade de Florencio Varela, uma província de Buenos Aires. Frete morava em Claypole, outra província da capital argentina e foi até o Obelisco para acompanhar a final da Copa América. No entanto, antes mesmo da bola rolar em Miami, Alan, que tinha sido alertado a descer pelos bombeiros presentes no local, ignorou os pedidos, escorregou, caiu e morreu na hora.
Copa América 2024: Argentina se isola na lista de maiores campeãs com o bi; veja todos os campeões
Veja também: Colombiano James Rodríguez, do São Paulo, é eleito o melhor jogador da Copa América 2024
— Eu vi quando o homem caiu. Ele subiu nas letras, desabou pelo lado e caiu. Subiu sozinho. Pediram a ele várias vezes para descer, mas ele estava muito animado. Ele caiu de frente no chão. Não posso dizer se ele estava alcoolizado. Ouvi os gritos da família e dos amigos, das pessoas ao redor. Um grande grupo de torcedores ficou chocado ao ver o que aconteceu. Foi algo muito forte — relatou uma testemunha do incidente.
De acordo com o jornal argentino 'Clarín', Alan Nahuel era pedreiro, tinha um filho e trabalhou em uma construtora até meados de 2023. Atualmente, estava desempregado e ganhava a vida fazendo trabalhos esporádicos - o famoso bico.
O local em que Alan subiu e acabou escorregando já tinha sido 'alvo' de outros indivíduos nas comemorações do título da Copa do Mundo de 2022 pelos argentinos. Naquela época, a estrutura de ferro que sustenta a vegetação ficou exposta e teve que ser reparada pelo Governo de Buenos Aires.
O Jardim Vertical foi inaugurado em março de 2016 pelo Ministério do Meio Ambiente e Espaço Público de Buenos Aires na Plaza de la República, em frente ao Obelisco, como parte das atividades da "Hora do Planeta", iniciativa mundial que propõe apagar as luzes por uma hora para proteger o planeta. É uma estrutura que forma as iniciais da cidade (BA), composta por cerca de 6.300 plantas de 23 espécies diferentes, com 13,27 metros de largura por 6,50 metros de altura e uma superfície total de 189,3 metros quadrados.
Mais lidas
-
1INVESTIGAÇÃO NA IGREJA
Padre é afastado pela Diocese de Penedo após denúncia de tentativa de abuso sexual
-
2DENÚNCIA E INVESTIGAÇÃO
Veja como ocorreu a denúncia que levou ao afastamento de padre em Penedo por suspeita de assédio sexual
-
3POLÍCIA
Advogada e homem são presos com drogas durante abordagem policial em Arapiraca
-
4DENUNCIADOS
Empresário Kel Ferreti, esposa e sócio são denunciados como líderes de organização criminosa em Alagoas
-
5FREIO DE ARRUMAÇÃO
MP recomenda anulação da reeleição antecipada de Madson Monteiro na Câmara de Palmeira dos Índios