Esportes

Euro paga mais, mas Copa América tem final mais valiosa: veja premiação dos torneios

Principais torneios continentais entre seleções terminam neste domingo, com finais em Berlim e Miami

Agência O Globo - 14/07/2024
Euro paga mais, mas Copa América tem final mais valiosa: veja premiação dos torneios

Torcedores aguardam ansiosamente pelas emoções deste domingo, quando acontecerão as finais da Eurocopa e da Copa América, na Alemanha e Estados Unidos, respectivamente. Torneios continentais com importância semelhante, mas com grandiosa diferença nos prêmios dos vencedores.

Incluindo todas as fases, a Eurocopa deste ano vai dar ao campeão um total de R$ 150 milhões em premiação, valor muito maior se comparado com a Copa América, com o campeão recebendo um montante de R$ 97 milhões.

Por outro lado, somente o valor da final é maior na Copa América: o campeão vai ganhar US$ 18 milhões (R$ 99 milhões), e o vice fica com US$ 9 milhões (R$ 49 milhões). Na Euro, o valor da final conquista um bônus de 8 milhões de euros (R$ 42,4 milhões), enquanto o vice fica com 5 milhões de euros (29,33 milhões).

— As premiações das competições sul-americanas estavam muito defasadas em relação à Europa. Com uma melhor organização dessas disputas, trabalho comercial e de imagem, o gap vem diminuindo ano a ano, uma vez que as mesmas estão atraindo grandes players do mercado. Em suma, maior faturamento gera aumento substancial das premiações — analisa Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo.

Para efeito de comparação, a Copa do Mundo de 2022, no Catar, pagou R$ 214 milhões ao campeão, mas desembolsou um total de mais de R$ 2 bilhões em premiações no torneio aos 32 participantes, por exemplo. O Mundial de futebol é considerado uma das principais disputas do planeta.

— Não tem mágica. Os organizadores pagam as premiações conforme a receita obtida com direitos de transmissões, patrocínios, licenciamento dentre outros vários. O sucesso da gestão de uma competição deve estar totalmente ligada a uma audiência forte, com uma estratégia comercial que saiba tirar o que há de melhor para as marcas patrocinadoras e os fãs que consomem o produto final — acrescenta Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, e que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte

A disputa europeia tem vantagem nos valores de venda de direitos de transmissão. O torneio é transmitido para cerca de 200 países em todo o mundo, enquanto os jogos do continente americano chegam a 100 países. Outro ponto importante é o maior número de seleções tradicionais e campeãs do mundo disputarem a Euro.