Geral

Após juíza anular julgamento de Alec Baldwin por homicídio culposo, relembre outras tragédias em sets de filmagens

Ator manuseava um revólver durante um ensaio em outubro de 2021, quando a arma disparou uma bala que matou a diretora de fotografia do filme e feriu o diretor

Agência O Globo - 14/07/2024
Após juíza anular julgamento de Alec Baldwin por homicídio culposo, relembre outras tragédias em sets de filmagens

Um set de filmagem é geralmente um ambiente seguro para os atores, mas há ocasiões em que um descuido pode ter consequências trágicas. Um exemplo recente e amplamente divulgado foi o incidente envolvendo a diretora de fotografia Halyna Hutchins, quando o ator Alec Baldwin disparou acidentalmente uma arma de fogo durante as filmagens do filme Rust.

Leia também: Propriedade em que viveu a verdadeira Mona Lisa, na Itália, está à venda por R$ 106 milhões

Bill Viola: Referência da videoarte nos EUA morre aos 73 anos

Nesta sexta-feira, a Justiça anulou o julgamento de Baldwin por homicídio culposo, argumentando a falta de provas, em uma surpreendente reviravolta dramática no processo que procurava esclarecer a responsabilidade do ator na tragédia.

Baldwin estava manuseando um revólver durante um ensaio trágico em outubro de 2021 no Rancho Bonanza Creek, no Novo México, quando a arma disparou uma bala que matou a diretora de fotografia do filme, Halyna Hutchins, e feriu o diretor.

Relembre outros casos que também resultaram em tragédias em sets de filmagem:

Brandon Lee

O filho do lutador e ator Bruce Lee faleceu devido a um disparo no set de filmagem de "O Corvo", em 1993. Segundo o plano de filmagem, a cena envolvia um traficante de drogas atirando no protagonista, que deveria cair e depois se levantar, mas isso não ocorreu. De acordo com as investigações policiais, as balas de salva foram substituídas por projéteis de cartucho, mas um fragmento de projétil metálico quebrado permaneceu na arma, o qual atingiu o abdômen de Brandon.

O filme foi concluído por outro ator, pois faltavam apenas alguns dias para o término das filmagens. Com isso, foi lançado nos cinemas em meados de 1994.

Vic Morrow

A morte do ator estadunidense foi gravada em filme de 35 mm. O artista estava nas gravações do No Limite da Realidade, em 1983, quando um helicóptero caiu sobre ele e os dois crianças que ele carregava como parte da cena em que fugiam de uma aldeia vietnamita.

O diretor John Landis foi apontado como responsável por ordenar ao piloto do helicóptero que se aproximasse mais para aparecer na cena, apesar das explosões de efeitos especiais na área, que acabaram afetando o voo. O diretor e outros membros da equipe foram acusados de homicídio culposo e absolvidos após um julgamento que durou nove meses.

Jon-Erik Hexum

Famoso por seu papel principal na série "Os Viajantes do Tempo", o ator causou sua própria morte. Ele estava filmando a série "Retrato Falado", em 1984, quando começou a brincar com uma pistola. Em uma das cenas que seriam filmadas naquele dia, o personagem de Hexum, Mac Harper, teria que dar um tiro com um revólver Magnum 44. No intervalo, ele colocou a arma na cabeça, que continha uma bala de festim naquele momento, e puxou o gatilho. A bala saiu com tanta força que destruiu seu crânio e, apesar de ser levado ao hospital, o ator faleceu poucos dias depois.

México

Em 2003, Flavio Peniche estava filmando o filme de baixo orçamento "Juana la alacrana" e disparou contra Antonio Velazco, conhecido como 'El Flaco', em uma cena de ação. O problema foi que a arma, que nunca foi verificada, estava carregada com balas reais.

Flavio foi preso, enquanto o diretor do filme e o responsável pelos efeitos especiais fugiram e não foram encontrados. 'El Flaco' faleceu e o ator foi preso sob a acusação de homicídio culposo, mas depois que ficou comprovado que tudo foi um acidente, pagaram mais de 800 mil pesos para que ele fosse liberto.