Geral
Queimada em incêndio no Rio: saiba onde fica a boneca Annabelle real e conheça a sua verdadeira história
Descoberto por casal de ocultistas americanos em 1968, brinquedo original está guardado em museu de Connecticut, nos Estados Unidos

Queimada em um incêndio na madrugada de terça-feira (9) junto a outros itens da exposição Casa Warner, montada no estacionamento do Shopping Nova América, em Del Castilho, a boneca Annabelle usada nas filmagens da franquia "Invocação do mal" foi inspirada em uma história real.
Incêndio na Casa Warner: saiba que cenários foram destruídos, da plataforma 9 3/4 de Harry Potter à caixa lacrada de Annabelle
‘Tudo perdido para sempre’: Felipe Neto, que gravou vídeo na Casa Warner, se diz ‘arrasado’ com incêndio
Na ficção, Annabelle é uma boneca amaldiçoada, que fica guardada com o aviso “Não abra em hipótese alguma”, e é instrumento de um poderoso demônio chamado Malthus. Quando o casal Warren a encontra, eles a trancam num armário que é benzido por um padre uma vez por semana, para que ela não saia outra vez e cause mais problemas.
A verdadeira boneca que inspirou Annabelle foi descoberta pelos célebres investigadores de fenômenos paranormais americanos Edward "Ed" Warren Miney e Lorraine Rita Warren (no cinema, interpretados por Patrick Wilson e Verma Farmiga). Diferente da boneca usada no cinema, a original era um modelo de pano Raggey Ann, inspirada num brinquedo da filha do ilustrador e autor de livros infantis Johnny Gruelle (1880-1938). Com o sucesso literário, a personagem passou a ser comercializada nos EUA a partir da década de 1910.
Em 1968, uma estudante de enfermagem chamada Donna chamou Ed e Lorraine para investigar sua boneca Raggey Ann, que havia sido dada pela mãe. Ela e uma colega de quarto diziam ter a impressão de que ela os observava e que parecia mudar de lugar sozinha com frequência. Os Warren levaram a boneca, dizendo às amigas que estavam "sendo manipuladas por uma presença inumana", possuída pelo espírito de uma menina de sete anos chamada Annabelle Higgins.
Desde então, a verdadeira Annabelle está exposta no Museu do Oculto dos Warren, em Monroe, Connecticut, presa numa caixa de vidro com um aviso de que não pode ser aberta. Lá a boneca fica em companhia de outros itens coletados entre os mais de 10 mil casos paranormais que o casal dizia ter desvendado, como máscaras, fotos, animais empalhados, caveiras e outros objetos relacionados ao ocultismo. Ed Warren morreu em 2006 e Lorraine, em 2019, aos 92 anos. O local é mantido por seus familiares e continua recebendo visitantes.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2CORRUPÇÃO
O fio do novelo foi puxado: rachadinhas em Câmaras Municipais começam a desmoronar em Alagoas
-
3DENÚNCIA
Ronaldo Medeiros denuncia “panelinha” no PT de Palmeira dos Índios e lança Antides Basílio como símbolo da renovação
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5NA PRISÃO
Collor recebe proposta de emprego com salário mínimo para reduzir pena, diz portal