Internacional

Aeroporto em Milão será renomeado com o nome de Berlusconi

Ex-primeiro-ministro italiano morreu aos 86 anos, em decorrência de uma leucemia

Agência O Globo - 06/07/2024
Aeroporto em Milão será renomeado com o nome de Berlusconi

O governo italiano anunciou nesta sexta-feira (5) que a Entidade Nacional para a Aviação Civil (Enac) aprovou a proposta para rebatizar o Aeroporto de Malpensa, em Milão, com o nome do ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, que morreu aos 86 anos, no ano passado, em decorrência de uma leucemia.

Um ano após resgate: instituto mostra fotos dos irmãos colombianos que ficaram perdidos por 40 dias na selva; veja

Família real: Meghan Markle causou crise 'maior que morte de Diana', afirma biógrafo

A confirmação foi feita pelo vice-premier e ministro da Infraestrutura e dos Transportes, Matteo Salvini, durante um evento no sul da Itália. 

"Hoje mesmo o conselho de administração da Enac aprovou o pedido para rebatizar o aeroporto de Malpensa com o nome de Silvio Berlusconi. Visto que a decisão final cabe ao ministro dos transportes, realmente acredito que o projeto irá adiante", afirmou o líder do partido ultranacionalista Liga. 

A ideia foi lançada, inicialmente, pelo ex-prefeito de Milão Gabriele Albertini, para rebatizar o aeroporto de Linate, e o Ministério da Infraestrutura e dos Transportes, chefiado por Salvini, amigo de longa data de Berlusconi, a recebeu com "grande interesse".  No entanto, o prefeito de Milão, Giuseppe Sala, foi contrário, defendendo a regra que obriga as cidades a esperar pelo menos 10 anos para renomear um local com o nome de uma pessoa falecida.   

foi um dos políticos mais extravagantes da Itália, fazendo um retorno político em 2017, apesar de uma carreira manchada por escândalos sexuais, inúmeras alegações de corrupção e uma condenação por fraude fiscal. Ele estava entre os homens mais ricos da península com uma fortuna avaliada pela Forbes em cerca de 6,9 bilhões de dólares (em torno de 33,6 bilhões de reais na cotação atual).