Internacional
Premier do Reino Unido entrega cargo, liderança do Partido Conservador e se desculpa por derrota: 'Sinto muito'
Rishi Sunak formalizou saída do cargo em visita ao rei Charles III e desejou sorte ao sucesso, Keir Starmer

Derrotado por uma margem arrasadora nas eleições de quinta-feira — no pior desempenho do Partido Conservador desde o fim da Segunda Guerra Mundial —, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, entregou o cargo de líder do partido e se desculpou, em seu primeiro discurso após o começo da apuração das urnas, nesta sexta-feira. Sunak reconheceu a vitória de seu adversário, Keir Starmer.
Vitória esmagadora: Trabalhistas conquistam maioria absoluta no Parlamento do Reino Unido
Quem é Keir Starmer: Líder trabalhista 'sem carisma' levou a esquerda ao poder no Reino Unido após 14 anos
— Em breve, estarei com sua majestade, o rei, para apresentar a minha demissão como primeiro-ministro do país. Gostaria de dizer, em primeiro lugar, que sinto muito. Dei tudo de mim a este trabalho, mas vocês enviaram um sinal claro de que o governo do Reino Unido deve mudar, e o julgamento de vocês é o único que importa. Eu ouvi sua raiva, sua decepção e assumo a responsabilidade por essa derrota — afirmou Sunak.
A escala da derrota para os conservadores tornou inevitável que Sunak – o quinto líder do partido conservador desde 2010 – tivesse que renunciar ao cargo. Sob sua liderança, o partido perdeu 241 assentos no Parlamento, deixando de fora da Câmara dos Comuns alguns de seus aliados mais próximos, incluindo o secretário de defesa Grant Shapps e a atual líder da Câmara, Penny Mordaunt. A ex-premier Liz Truss, sua antecessora imediata, também ficou de fora.
Premier mais jovem a assumir o poder — tinha 42 anos em 2022 — e primeiro filho de imigrantes no cargo, Sunak usou sua trajetória pessoal para enaltecer a democracia britânica. O conservador chamou de "notável" o fato do sistema político do país permitir que ele chegasse ao poder duas gerações após sua família chegar às ilhas britânicas.
— Uma das coisas mais notáveis sobre o Reino Unido é o quão comum é que duas gerações depois de meus avós terem chegado aqui com pouco, eu pudesse me tornar primeiro-ministro — disse Sunak, de família de origem indiana e praticante do hinduísmo. — E que eu pudesse ver minhas duas filhas acendendo velas de Diwali [tradição do festival das luzes hindu] nos degraus de Downing Street. Devemos nos manter fiéis a essa ideia de quem somos.
Após uma campanha feroz, marcada por uma estratégia final de apelar ao medo sobre o impacto de uma super maioria trabalhista no Parlamento, Sunak fez um gesto ao líder rival, Keir Starmer, desejando-lhe sorte na condução do país.
— Embora tenha sido o meu adversário político, Keir Starmer, em breve se tornará nosso primeiro-ministro. Neste trabalho, os sucessos dele serão todos os nossos sucessos, e desejo felicidades a ele e à sua família. Quaisquer que sejam as nossas divergências nesta campanha, Ele é um homem decente e de espírito público que respeito — disse Sunak. — Ele e a sua família merecem a nossa melhor compreensão enquanto fazem a enorme transição para as suas novas vidas atrás desta porta. E enquanto ele luta com este trabalho tão exigente num mundo cada vez mais instável.
Pouco depois de encerrar o discurso, Sunak foi visto entrando no Palácio de Buckingham, residência oficial do rei Charles III. Porta-vozes da família real britânica informaram que o monarca acolheu o pedido de Sunak de entregar o cargo e a liderança do partido.
O próximo a visitar Charles será Keir Starmer. Seguindo as formalidades da política britânica, o vencedor da eleição receberá do rei a missão de formar um novo governo. (Com AFP)
Mais lidas
-
1FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
2
Misa recebe exposição ‘Terra’ com fotografias de Sebastião Salgado
-
3ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
4UCRÂNIA
'Zelensky chorará lágrimas de crocodilo': especialista dá detalhes da zona tampão russa na Ucrânia
-
5ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista