Internacional

Colômbia prende 'Larry Changa', líder do Trem de Aragua procurado no Chile e na Venezuela

Larry Amaury Álvarez, um dos fundadores do grupo criminoso, foi preso nesta segunda-feira

Agência O Globo - 03/07/2024
Colômbia prende 'Larry Changa', líder do Trem de Aragua procurado no Chile e na Venezuela

Larry Amaury Álvarez, um dos fundadores do grupo criminoso Trem de Aragua, foi preso na Colômbia, anunciou o governo do país nesta segunda-feira.

'Teremos que reconstruir tudo do zero': 98% dos edifícios de Granada foram destruídos pelo furacão Beryl, dizem autoridades

Leia mais: Após desastre em debate, Biden tenta conter pressão de democratas 'pesos-pesados', e Casa Branca rechaça teste cognitivo

"Procurado pela Venezuela e pelo Chile, com mandado de prisão em 196 países pela Interpol, caiu 'Larry Changa', capturado pela Polícia Nacional", publicou, na rede social X, o presidente Gustavo Petro. A prisão dele, um dos três fundadores do Trem de Aragua, ocorreu no município de Circasia, departamento de Quindío.

"Ele teria chegado à Colômbia em 2022, com documentos falsos. Era encarregado da estratégia criminosa para a expansão territorial do Trem de Aragua" no país, informou o Ministério da Defesa. "Na Venezuela e no Chile, era procurado por terrorismo, tráfico de armas e munições, extorsão agravada e sequestro, entre outros."

A organização criminosa foi formada em 2014, em uma prisão no estado venezuelano de Aragua, e se espalhou por oito países sul-americanos, entre eles Colômbia, Peru e Chile, segundo a Inteligência.

A Interpol também procura Héctor Guerrero, conhecido como "Niño Guerrero", que seria um dos fundadores e principal líder do grupo. Na última semana, autoridades colombianas prenderam outro líder da organização, conhecido como "Salomón", no município de Aguazul.