Geral
Pantanal pode ter seca histórica em 2024

A seca no Pantanal, em 2024, pode ser a mais grave da história. Desde 2019, a região enfrenta a maior estiagem dos últimos 40 anos. É o que aponta estudo feito com dados de satélite divulgado, nesta quarta-feira, pelo WWF-Brasil.


Neste ano, a seca chegou mais cedo. Normalmente acontece entre maio e setembro, com a estação chuvosa de outubro a abril. Nesses primeiros quatro meses, quando deveriam ocorrer as cheias, a média de área coberta por água foi de 400 mil hectares. O número é menor que o registrado no período de seca do ano passado, que cobriu 440 mil hectares.
O Pantanal, segundo a analista de Conservação do WWF-Brasil, Cyntia Santos, sofre com os impactos das mudanças climáticas e do El Nino. É o caso, por exemplo, de tempos mais secos, baixa umidade relativa do ar e temperaturas aumentadas.
Cyntia Santos, diz que a situação deve piorar nos próximos anos. Os incêndios no Pantanal tiveram, em 2024, o pior primeiro semestre dos últimos 26 anos, com junho batendo recorde de queimada. Mais de 700 mil hectares já foram. atingidos, a maioria em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Até o fim do ano, o fogo deve queimar mais de dois milhões de hectares no Pantanal.
Geral Brasília 03/07/2024 - 12:34 Leila dos Santos - Marizete Cardoso Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional Pantanal Estiagem quarta-feira, 3 Julho, 2024 - 12:34 137:00
Mais lidas
-
1CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel
-
2FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
3CIDADE EM CHOQUE
Morte de Lincoln Gabriel: vídeos mostram possibilidade de execução do menor
-
4COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
5TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição