Geral
PF resgata em São Paulo 22 vítimas de exploração sexual

A Polícia Federal resgatou, nessa terça-feira (2), em São Paulo, 22 pessoas vítimas de uma rede de aliciamento para exploração sexual, a maioria mulheres transexuais. A suspeita de liderar a quadrilha foi presa na operação.


As investigações começaram após o Ministério dos Povos Indígenas encaminhar à Polícia Federal informações sobre o funcionamento do que seria uma rede de aliciamento. Os agentes apuraram que os investigados agenciavam, recrutavam e alojavam pessoas, com ameaças e fraudes.
A coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marina Bernardes, disse que meninas e população LGBTQIA+ são as mais vulneráveis, o que demonstra a necessidade de ações, tanto de prevenção quanto de proteção, voltadas a essas populações.
Segundo Marina Bernardes, esse caso é caracterizado pelo protocolo de Palermo, ratificado pelo Brasil em 2004.
Trata-se do primeiro instrumento internacional com definição do que é o tráfico de pessoas e diz que este tipo de crime é uma grave violação de vários direitos, em que uma pessoa é convencida, convidada ou enganada a aceitar uma proposta que resultará em uma forma de exploração.
*Com informações da Agência Brasil
Geral Brasília 03/07/2024 - 10:28 Leila dos Santos - Marizete Cardoso Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional Polícia Federal Exploração Sexual quarta-feira, 3 Julho, 2024 - 10:28 89:00
Mais lidas
-
1QUÍNTUPLO HOMICÍDIO
Polícia prende suspeito de cometer chacina que matou cinco pessoas em Estrela de Alagoas
-
2NOTAS FALSAS
Jovem de Arapiraca é presa no Ceará por circular com R$ 2.100,00 em notas falsas
-
3HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
4ESTRELA DE ALAGOAS
Tragédia na Lagoa dos Porcos: chacina choca todo o Estado; Polícia Investiga crime passional por cíúmes
-
5CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas