Variedades

Morena de 'Renascer', Ana Cecília Costa revisita suas origens do interior: 'A Bahia me deu regra e compasso'

Atualmente moradora de São Paulo, a atriz, que já viveu na Alemanha, se sente cidadã do mundo

Agência O Globo - 02/07/2024
Morena de 'Renascer', Ana Cecília Costa revisita suas origens do interior: 'A Bahia me deu regra e compasso'

Em " Renascer", Morena é uma baiana arretada, que representa a mulher brasileira, que tem como características principais a força, a garra e que não tem medo do batente. A personagem é parecida com sua intérprete, Ana Cecília Costa, que, desde cedo, já sabia que queria viver da arte. Nascida do interior da Bahia, no município de Jequié, ela reencontra suas raízes nordestinas ao viver Morena.

Ousadia: Paulo Vieira surpreende seguidores com foto ousada e ganha elogios: 'Sexy', diz Paolla Oliveira

Novo trabalho: Após viver Jesus em 'Paixão de Cristo', Nill Marcondes está no elenco de 'Biônicos' e 'Inverso'

— A minha intenção com a Morena é justamente representar a mulher da Bahia profunda, sem caricatura. Busquei também uma composição de voz e trejeitos que não caísse numa superficialidade. Tenho a preocupação de fazê-la com alma e humanidade, características de um tipo do interior — afirma.

Apesar de suas raízes no interior do Brasil, Ana Cecília foi para Salvador com 8 anos e, aos 19, se mudou para São Paulo. De lá, ganhou o mundo.

— Atualmente moro em São Paulo e já morei em Berlim, na Alemanha, cidades modernas. Gosto de ser uma pessoa do mundo.

Ana Cecília Costa, a Morena de 'Renascer', relembra vida no interior da Bahia

Aos 53 anos, a Ana Cecília tem como sua base sua família. Na infância, em Jequié, que fica 360km de Salvador, ela teve contato com a natureza e com os animais.

— Sou uma pessoa privilegiada. Tive recursos para estudar em excelentes colégios. Vivi a infância numa cidade do interior, com muito contato com natureza, bichos e com brincadeiras na rua. Em Salvador, estudei numa escola que me propiciou entrar para o teatro bem nova, aos 14. A Bahia me deu regra e compasso — destaca.